O SciCast de hoje não é sobre Tíbia. Nem sobre joguinhos. Na verdade, é sobre a Teoria dos Jogos. Jogos são as ações estratégias que tomamos analisando qual será a decisão do outro tentando entender todas as possibilidades e suas consequências.
Se eu subir meu preço meu concorrente pode subir também, ou baixar para ter vantagem. Um enxadrista faz seu movimento esperando a resposta de seu adversário tentando traze-lo para uma armadilha, e do outro lado da mesa seu adversário tenta o mesmo. O sucesso de um sujeito depende da resposta de outro, todos são jogos e tem a vantagem quem consegue entender com mais clareza suas regras.
E se você bater o carro numa BMW, vai se entregar? Afinal, o sujeito é rico. Certamente terá recursos suficientes para arcar com o prejuízo sem problemas, não é mesmo? Esse é um dilema frequente nas organizações – na família, na empresas, entre nações. Ele surge de um impulso com o qual todo mundo lida em inúmeras circunstâncias: a tendência a satisfazer o interesse individual agindo de uma forma que, se todos imitassem, seria catastrófica para todos. Hoje discutiremos sobre quando é melhor cooperar e quando é melhor competir.
Ouça o SciCast de hoje e aprenda como aplicar a teoria dos jogos para conquistar a menina mais bonita do BAILE.
Produção Geral/Edição: Silmar Geremia. Equipe: Estrela Steinkirch e Felipe Reis de Souza. Convidados Especiais: Lucas Balaminut, Roberto “Pena” Spinelli, Renan Giménez Azevedo. Arte da Vitrine: Pablo Rigamonti.
Publicidade:
Recrutamento SciCast:
Especial Aniversário SciCast:
Contato Comercial:
Ajude a levar o SciCast mais longe:
Redes Sociais:
Aperte o pause:
Links Patrocinados
Comentado no Episódio:
Comentado na Leitura de e-mails:
See omnystudio.com/listener for privacy information.