Queridos ouvintes, vocês já devem ter aprendido muita coisa com o SciCast, de Energia Nuclear, Memória e Eletricidade até Origem da Vida e Petróleo. Ou seja, passamos para vocês informações científicas das mais diversas áreas de maneira descontraída e interessante.
Mas, no episódio dessa semana conversamos sobre o alicerce de todos os SciCasts e que está conosco em todos os momentos do nosso dia-a-dia: o Pensamento Científico.
Aperte o Play, use o Pause à vontade e venha aprender como levar ciência para sua vó, como identificar as principais falácias que tanto prejudicam os debates cotidianos e lembre-se de SEMPRE comer brócolis. Nós avisamos…
Produção/Apresentação/ Edição: Silmar Geremia. Coordenação: Gustavo Simioni. Pauta: Tarik Fernandes e Lucas Balaminut. Convidados Especiais: Matheus Gonçalves (Toad) e Pirulla. Arte da Vitrine: Pablo Rigamonti. Edição do Email Dramatizado: Bruno Grandolpho.
Contato Comercial:
Ajude a levar o SciCast mais longe:
Redes Sociais:
Aperte o pause:
Comentado no Episódio:
SciCast – Ceticismo e Pseudociências
Vídeo Pirulla – A Desculpa Do Entretenimento
Texto do Matheus sobre divulgação científica
Vídeo do Pirulla sobre a mente descontínua
Vídeo do Clarion sobre a Caixa de Bombom
Playlist do Clarion sobre Falácias
Video do canal do Jimmi sobre por que a pseudociência se prolifera
The Ilustrated Book of Bad Arguments: Livro ilustrado de Ali Almossawi, dedicado inteiramente a explicitar falácias argumentativas comuns no nosso cotidiano de forma simples e divertida. Pode ser lido (com todas as ilustrações) em Português.
O Mundo Assombrado Pelos Demônios: Carl Sagan dedicou a vida ao desenvolvimento e divulgação da ciência, recebendo diversos prêmios e medalhas por essa contribuição. Preocupado com o vírus do analfabetismo científico, que faz com que hoje muitos acreditem em explicações místicas e ficções, Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia, revidando com informações surpreendentes, transmitidas de forma clara e irreverente.
Carta a uma nação cristã: Poucos anos atrás, seria um ato de enorme coragem declarar-se ateu e afirmar que as crenças religiosas não passam de ilusões infantis, um falso conforto contra a dura realidade do sofrimento e da morte. Mais que isso – afirmar que as religiões são maléficas e estão colocando em risco a civilização e a sobrevivência da humanidade. Mas é exatamente o que Sam Harris faz neste livro. Sem meias palavras, argumenta contra o suposto bem que as religiões exercem sobre o ser humano, contra a existência de um Deus onipotente e misericordioso, e contra o ‘Design Inteligente’, novo nome dado ao criacionismo pelos conservadores religiosos.
Seja um Patrono através do:Seja um Patrono através do:See omnystudio.com/listener for privacy information.