Para compreendermos o mundo percebemos que teríamos que contar as coisas. Mas o controle sobre a quantidade não era o suficiente. Então vimos que precisávamos guardar essa conta e sobretudo entender seus padrões e suas particularidades. Porém, esse mundo que ansiávamos quantificar foi ficando muito mais complexo com a evolução social, econômica, bélica e das revoluções sociais. Com isso as velhas maneiras de calcular já não eram mais suficientes.
Várias outras maneiras foram surgindo, todas geniais em seu tempo, até que criamos máquinas grandes, cheias de válvulas e pessoas operando. Contudo, ainda não era o suficiente. Eis que a década de 1960 nos brinda com mais coisas além da Pop Art e Woodstock: a possibilidade de reduzir prédios de máquinas em objetos bem menores e mais eficientes que chegariam, hoje, aos nossos bolsos e até dentro de nossos corpos.
Neste episódio vamos conhecer melhor a arquitetura destas máquinas fantásticas, a Arquitetura dos Computadores. Vamos saber como nós saímos de construtos tão grandes quanto edifícios mas com um poder de processamento pífio para os dias de hoje (mas que foram fundamentais no esforço de guerra e na conquista do espaço) para as incríveis máquinas que fazem de tudo e que cabem em nossos bolsos. Entenda quais são os níveis de máquina, para que serve um barramento, o que são ALU, UC, CPU, aprenda um pouco mais sobre os diferentes tipos de memória e acenda uma vela para Andrew Tanenbaum.
Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação: Ronaldo Gogoni. Pauta: Augusto Granjeia e Gustavo Simioni. Engenharia de Som/Edição: Silmar Geremia. Participação: Ronaldo Gogoni, Augusto Granjeia e Gustavo Simioni. Convidados Especiais: Caio Boiteux (BlueHand) e Caio Gomes. Arte da Vitrine: Pablo Rigamonti.
Ajude a levar o SciCast mais longe:
Redes Sociais:
Aperte o pause:
Documentários:
Vale do Silício – A História dos Revolucionários: Documentário sobre a criação dos transistores por William Shockley e como eles influenciaram a eletrônica a partir da década de 1950, passando pela criação do microchip, circuito sólido e circuito integrado pela empresa americana Fairchild Semiconducter, até a criação da Intel.
Arquivo N Globo News – Computador: O Parceiro do Homem: Como o computador evoluiu e entrou na vida das pessoas arquivando receitas de bolos, fazendo planilhas de dados, processamentos de textos até a aparição dos games e da interatividade proporcionada pela internet.
Viagem Dentro do Computador: Vídeo interativo, que mostra como são e como funcionam as coisas dentro de um computador.
A História do Computador em Minutos: Em apenas 5 minutos, mostra como a história do computador acompanha a história da humanidade e como os computadores começaram a se miniaturizar, principalmente na época da corrida espacial.
História dos Computadores: Vídeo de 4 minutos que mostra a evolução dos computadores a partir de fotos das máquinas, desde o ábaco até os computadores atuais.
Fabricação de Microprocessadores: Documentário da Discovery sobre como é a fabricação de um microprocessador.
Como Funciona um Computador: Animação de 8 minutos que mostra como acontecem os problemas em um computador e como eles são solucionados.
Como Surgiu e Como Funciona o Computador: Vídeo educativo de 13 minutos que conta um pouco da história do computador e mostra como funcionam os transistores, o sistema binário, cartões perfurados, teclado, bits e bytes.
Filmes:
Alphaville (1965): O longa se passa na cidade de Alphaville, que pertence a outra galáxia. O lugar é dominado por Alpha 60, um supercomputador tirano que aboliu os sentimentos da população. É um dos primeiros filmes a sugerir que a tecnologia poderia afastar emocionalmente as pessoas.
TRON (1982): Conta a história de um programador que, ao tentar invadir um mainframe, é convertido em bits e enviado para dentro do sistema. Apesar da premissa fantástica, respeita as noções da computação real.
Amores Eletrônicos (1984): A história de um arquiteto que se apaixona pela sua vizinha violoncelista junto com seu computador, Edgar. Mostrou tecnologias que não tinham sido inventadas naquele tempo ou que estavam ainda em desenvolvimento — como o reconhecimento de voz, segurança eletrônica de casa, desenhos 3D e alta resolução em cores gráficas.
PI (1998): Filmado em preto e branco, conta a história de Max, um gênio da matemática que constrói um supercomputador que o faz compreender toda a existência da vida na Terra através de padrões que se repetem, além de prever acontecimentos no mercado da bolsa de valores. Ele, então, passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.
Seja um Patrono através do:
Seja um Patrono através do:
See omnystudio.com/listener for privacy information.