Imaginem as ciências empíricas como uma excursão a um museu em meio às trevas. Imaginem os cientistas como estudiosos de arte no museu, que tentam entender como são as obras expostas sem serem capazes de enxergá-las devido ao breu.
Como não podem vê-las diretamente, decidiram criar descrições das obras tão fieis e detalhadas quanto possível para que mesmo aquilo que não é visível, seja compreendido.
Para eles é impossível iluminar uma obra por completo, mas é possível usar seus isqueiros empíricos para iluminar pequenos pedaços e, depois de reunidos, podem discutir entre si como a nova informação se encaixa na descrição daquela obra. O trabalho não é fácil, mas é necessário.
Existe, porém, uma grande questão: como criar tais descrições? É importante que, ao lê-las, pessoas diferentes tenham em mente uma mesma imagem. É aí que surge a Matemática.
Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação deste episódio: Estrela Steinkirch. Equipe de Pauta: Estrela Steinkirch e Caroline Freire. Revisores: Augusto Granjeia e Werther Krohling. Edição: Estrela Steinkirch. Revisão/Mixagem: Silmar Geremia. Convidados Especiais: Gustavo William e Gustavo Harry. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.
Aperte o pause:
Redes Sociais:
Leve o SciCast mais longe:
- Avalie o SciCast no iTunes;
- Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui;
Comentado no Episódio:
Literatura
- A História da Matemática: Desde a Criação das Pirâmides Até a Exploração do Infinito:
Fartamente ilustrado proporciona uma viagem ao conhecimento e a evolução da Matemática através dos tempos. Por centenas de milhares de anos, temos procurado ordem no caos aparente do universo. A matemática tem sido nossa ferramenta mais valiosa nessa busca, descobrindo os padrões e regras que governam nosso mundo e além dele. A História da Matemática apresenta as maiores conquistas da humanidade, traçando uma jornada desde os habitantes das cavernas, até os grandes intelectos matemáticos dos últimos 4.000 anos, até os dias de hoje.
- O Homem que Calculava de Malba Taham: As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir – o Homem que Calculava – tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. O Homem que Calculava – um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol – mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.
- A Janela de Euclides: Leonard Mlodinow, Phd em física e matemática, parceiro e co-autor de Stephen Hawking na seqüência de ‘Uma Breve História do Tempo’, narra em ‘A Janela de Euclides – A História da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespaço’, de maneira incrivelmente clara e divertida, a história fascinante da geometria ao longo do tempo. Mlodinow mostra que a geometria é uma ciência que permeia todo o mundo em que vivemos. Ela afeta as nossas percepções de arte e música. A pintura e a escultura seguem princípios geométricos básicos de proporção e simetria; as relações definem as escalas musicais e as composições clássicas são altamente matemáticas em sua natureza. A arquitetura busca na geometria as bases do que é possível construir. Até o corpo humano tem uma elegância geométrica em si; o famoso desenho de Leonardo da Vinci de um homem em pé dentro de um círculo é uma demonstração de com nossa fisiologia se harmoniza com a natureza e suas leis. Tudo isso é revelado de forma divertida e clara, como num romance cheio de aventura e emoção, o que torna o livro de leitura muito fácil e agradável.
- Almanaque das Curiosidades Matemáticas: Desde os 14 anos, Ian Stewart juntou cadernos de anotações, onde adicionou casos curiosos da matemática, formando esse almanaque. Ele oferece ao leitor um conjunto de casos notáveis: da explicação de por que não se pode dividir um número por zero e da história de Pitágoras (e seu teorema) até exemplos simples da teoria da complexidade e da complexidade dos juros simples. Números de Fibonacci, efeito borboleta e outros assuntos parecem aqui tão fáceis quanto as anedotas que pontuam o livro. O bom humor de Stewart é a porta de entrada para simplificar temas que poderiam ser espinhosos, mas que se transformam em deliciosas narrativas, tornando ainda mais vivo o já fantástico mundo da matemática.
- O Mundo Assombrado Pelos Demônios: Assombrado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Carl Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade. Como todos os livros do autor, O Mundo Assombrado pelos Demônios está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques muitas vezes divertidos à falsa ciência, às concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vez com os dois modelos de pensamento fundamentais para o método científico: o ceticismo e a admiração.
Filmes e Vídeos
- O Jogo da Imitação (2014): em cartaz nos cinemas
- Numb3rs (2005-2010)
- Uma Mente Brilhante (2001): Premiado com quatro estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme, “Uma Mente Brilhante” é um filme espetaular e conta com Russel Crowe no papel principal, interpretando o brilhante matemático John Nash. Ele está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Agora, só lhe resta a dedicada esposa (Jennifer Connelly) para ajudá-lo nesta fascinante história de coragem, paixão e triunfo. [DVD], [BD]
- Gênio Indomável (1997): Um jovem de origem humilde e que vive à margem da sociedade, mesmo tendo um potencial intelectual fora do comum. Quando seu brilhantismo é descoberto pelo professor da universidade onde trabalha como servente, o garoto tem a sua chance de sair do ostracismo. Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão…, Um jovem de origem humilde e que vive à margem da sociedade, mesmo tendo um potencial intelectual fora do comum. Quando seu brilhantismo é descoberto pelo professor da universidade onde trabalha como servente, o garoto tem a sua chance de sair do ostracismo. Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão . [DVD], [BD]
- Rain Man (1988): Dustim Hoffman está “magnífico” (People) neste papel que lhe garantiu o Oscar. Tom Cruise apresenta “a melhor apresentação de sua carreira em um filme que é fascinante, tocante e cheio de surpresas inteligentes” (Newsweek). Charlie Babbitt (Cruise) acaba de descobrir que tem um irmão autista chamado Raymond (Hoffman) e parte com ele na jornada da sua vida. Ou será o contrário? Começando pela recusa a irem pelas estradas de maior movimento e passando pela obsessão de Raymond por um programa de TV, no início Raymond tira o esquentadinho Charlie do sério… e depois o tira completamente do seu mundo egocêntrico! Mas o que se inicia como uma jornada impessoal para os irmão Babbit transforma-se em algo muito diferente do que apenas a distância entre dois lugares. [DVD], [BD]
- Canal do Youtube: Numberphile
See omnystudio.com/listener for privacy information.