Um giro pelo cinema francês contemporâneo com a programação do FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 22, que leva para todo o Brasil a nova safra dos filmes que passaram por grandes festivais, foram sucesso de público e também inéditos, que chegam também às telas internacionais e brasileiras. (5’50’’)
Entre os imperdíveis, “O ACONTECIMENTO”, de Audrey Diwan, vencedor do Leão de Veneza 2021 (8’00’’). Estrelado por Anamaria Vartolomei, o longa conta o périplo de uma jovem universitária que decide fazer um aborto na França dos anos 60. Destaque também para “PETER VON KANT”, de François Ozon (19’35’’), indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.
A curadora do Festival Varilux, Emmanuelle Boudier, conversou conosco e trouxe mais destaques destaques desta edição, como “UM HERÓI”, de Asghar Farhadi (17’00) e “O PRÓXIMO PASSO”, de Cédric Klapischque. O Varilux ocorre até o dia 6 de julho em todo o Brasil. (1h16’00)
Entre as estreias mais aguardadas do ano, o documentário “AMIGO SECRETO, de Maria Augusta Ramos (23’45’’). Uma releitura da Lava Jato, o filme acompanha quatro jornalistas em seu trabalho de apuração e entrevistas sobre a Lava Jato e sobre a Vaza Jato. Conversamos com a diretora, que falou mais sobre a gênese do projeto, as escolhas narrativas e o atual momento do Brasil. (32’53’’)
“SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS, que estreia em breve na Sessão Vitrine, de Fábio Leal, conta com humor a história de Francisco, que, em plena Pandemia de Covid 19, enfrenta todos os medos e a solidão que se abateu sobre quem mora sozinho. Um dia ele decide que quer transar, mas “seguindo todos os protocolos” de segurança. (1’20)
See omnystudio.com/listener for privacy information.