ABERTURA
SEGUNDA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2023. EU SOU LEO LOPES E ESTÁ NO AR O CASTNEWS, O PODCAST SEMANAL QUE EM MAIS OU MENOS 15 MINUTOS INFORMA VOCÊ SOBRE TUDO O QUE ACONTECE DE MAIS IMPORTANTE NO MERCADO DE PODCASTS NO BRASIL E NO MUNDO.
Escalada
As 10 maiores descobertas sobre podcast nas pesquisas da Edison Research em 2023, a desistência do TikTok em incorporar podcasts na plataforma e o lançamento de uma Inteligência Artificial de clonagem de vozes pela Meta quando 40% dos podcasters rejeitam o uso de IA em suas produções estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 46ª e última edição deste ano do Castnews!
É isso mesmo, você não ouviu errado, a edição de hoje é a última do Castnews em 2023. O natal já tá chegando, aí já vem o ano novo, então a nossa equipe vai tirar alguns dias pra descansar, curtir com a família, e voltamos com o podcast no dia 8 de janeiro. Até lá, você ainda pode acessar o portal do Castnews em castnews.com.br, onde a informação não para, porque o site vai continuar sendo atualizado com notícias, dicas de produção e tudo de mais importante sobre a nossa querida podosfera.
NOTÍCIAS
1 – E agora começando com as notícias desta edição, a gente vai fazer uma rápida retrospectiva de 2023.
Na semana passada, a empresa de pesquisas Edison Research fez um compilado de todas as 10 maiores descobertas sobre podcast que eles levantaram ao longo deste ano.
Você lembra quais foram? Primeiro, foi que as crianças e a Geração Z estão cada vez mais interessadas por podcasts, e eles tendem a ser ouvintes engajados no futuro.
Além disso, audiências de etnia diversa, como latinos e afro-americanos, demonstraram maior engajamento com anúncios em áudio.
No Reino Unido, os rankings de “mais ouvidos” são liderados por podcasts locais, enquanto nos Estados Unidos, o podcast de destaque é o “The Joe Rogan Experience”.
Ao longo dos últimos anos, os dispositivos móveis ganharam espaço, exceto nos carros, onde o rádio AM/FM ainda domina.
E, entre vários outros fatos que são importantes principalmente pros Estados Unidos, que é o lugar onde foi realizada a maior parte das pesquisas, o podcast foi considerado um fator indicativo na educação dos estadunidenses.
Pra finalizar, o áudio digital online bateu um novo recorde de consumo no mundo todo.
(Ufa.)2023 foi um ano de muita coisa acontecendo na nossa mídia. E se você ainda não sabe, lá no portal do Castnews você tem acesso a TODOS os relatórios que já foram mencionados aqui no podcast, desde o começo. Todas as pesquisas e todos os estudos, a gente reúne na aba “Relatórios” lá do portal, onde as informações estão a apenas um clique de distância, então não deixa de conferir.
2 – E se esse ano já foi movimentado pro podcast, 2024 promete ser ainda mais.
Pensando nisso, a CoHost e a Stripped Media publicaram seus insights sobre as estatísticas mais importantes que o podcaster tem que considerar pro ano que vem. As pesquisas não foram feitas em parceria, mas uma grande quantidade dos dados converge, o que traz ainda mais confiabilidade pros números apresentados.
Algumas das estatísticas a serem consideradas são, por exemplo, que os smartphones são o meio de escuta mais utilizado, a “média ideal de download por episódio” (entre aspas, porque a gente sabe que isso depende muito do conteúdo e da resposta do público, mas enfim) é de 250 a 500 downloads, e que os anúncios em podcasts têm alto impacto, aumentando a consciência de uma marca em até 89%.
Além disso, a previsão de investimentos em anúncios em áudio pra 2024 é de 2,5 bilhões de dólares, e o vídeo vai estar cada vez mais presente em todos os gêneros de podcast.
É claro que as previsões não tem garantia de 100% de acerto, afinal, infelizmente a Mãe Diná já faleceu, mas os indicativos deste ano confirmam: 2024 tem tudo pra ser o ano do podcast! Já vai se preparando.
3 – A empresa Meta, que gerencia o Facebook, o Instagram e o Whatsapp, lançou recentemente a Audiobox, uma ferramenta de clonagem de voz baseada em inteligência artificial, que, por enquanto, é limitada a usos não-comerciais.
A IA foi alimentada com mais de 160 mil horas de fala, 20 mil horas de música e 6 mil horas de amostras de som, e a Meta diz que o processo foi feito de maneira ética e com segurança de dados – mas é a Meta, né? A gente já viu essa novela antes com a inteligência artificial de reconhecimento de rostos, e a empresa já teve problemas sérios de vazamento de dados, então eu mesmo não colocaria a minha mão no fogo, nem pensar.
A Audiobox por enquanto tá disponível em inglês e com restrições em algumas regiões dos Estados Unidos. Mas o mais interessante sobre esse lançamento foi o timing: porque ele saiu no mesmo dia que uma pesquisa da Stripped Media mostrou que 40% dos entrevistados vêem a inteligência artificial como negativa pra produção de conteúdo.
As IA’s nos podcasts, especificamente, dividiram opiniões. 39% dos entrevistados apoiam seu uso, 33% rejeita seu uso, e 28% mantém uma visão neutra sobre o uso de inteligência artificial nos podcasts.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – Depois de ameaçar sair do Uruguai por conta de uma nova lei sobre direitos autorais e pagamentos de artistas musicais, o Spotify voltou atrás e anunciou que não vai mais encerrar as suas operações no país (ah vá!).
A nova legislação exige que empresas musicais paguem uma remuneração justa e equitativa aos artistas, o que tá certíssimo, porque o artista merece SIM receber pela sua criação.
No começo, o senhor Spotify alegou que a nova lei prejudicava seus negócios, porque eles supostamente teriam que pagar duas vezes pela mesma música, mas depois de várias negociações com o governo uruguaio, a empresa entendeu que são os detentores dos direitos autorais (ou seja, as gravadoras) que pagam por esses custos – não sai do bolso do Spotify.
Com isso, o Spotify se isenta do reajuste, o que fez a empresa anunciar que não vai mais sair do Uruguai.
Ainda bem, senão já seria mais uma onda de demissões em massa pelo Spotify pra gente noticiar por aqui.
5 – Depois de vários meses do Tiktok dando poucas atualizações sobre a inclusão de podcasts na plataforma, a empresa anunciou que desistiu da ideia.
A notícia foi divulgada pela Sounds Profitable, que recebeu o anúncio por um e-mail disparado aos usuários de teste da ferramenta. No comunicado, o Tiktok informou que a versão beta de podcasts estaria disponível até 15 de dezembro, e que depois disso, todos os podcasts seriam removidos.
A empresa agradeceu a participação dos criadores de conteúdo, disse que espera poder trabalhar com eles no futuro – no maior estilo entrevista de emprego que não rendeu contrato -, mas que nesse momento eles vão focar em outras iniciativas.
O que pro podcast não faz a menor diferença. Você acha que alguém ia consumir podcast no Tiktok?
6 – E a empresa de software de marketing HubSpot lançou um guia para ajudar empresas na criação de podcasts corporativos.
O manual, chamado “Como criar um podcast para o seu negócio?”, oferece instruções passo a passo, que abordam desde o planejamento estratégico de conteúdo até técnicas de produção e promoção de podcasts.
Segundo a empresa, o podcast tem se tornado cada vez mais uma ferramenta necessária pro marketing de conteúdo digital, então o objetivo do guia é transformar o processo de criação de um podcast em algo acessível, mesmo pra empresas iniciantes.
E se grandes empresas com foco em marketing dizem que o podcast virou um must-have corporativo, quem somos nós pra discordar? Parece que finalmente o mercado digital entendeu o potencial da nossa mídia, e já não era sem tempo.
E MAIS:
7 – Em clima de natal, o Podcastle adicionou duas novas vozes de IA ao seu banco de vozes pra narração de conteúdo: a do Papai Noel, com seu clássico “ho ho ho”, e a do Grinch!
Infelizmente as vozes são limitadas ao inglês (ah, não chamaram o Guilherme Briggs pra fazer a voz do Grinch?), até dá pra tentar adaptar e reproduzir um texto em português, mas o desempenho não vai ficar aquelas coisas.
Pra usar a voz do Papai Noel ou a do Grinch, o usuário precisa criar uma conta na plataforma e escolher entre os planos Gratuito, Storyteller ou Pro.
Já pra usar a ferramenta não tem segredo nenhum: é só escrever o texto desejado, selecionar a voz e gerar o seu áudio.
8 – Na última semana, foi anunciado que o Google Podcasts vai ser encerrado em abril de 2024, e que os usuários vão poder migrar pro YouTube Music ou pra outra plataforma de sua preferência
Esse anúncio incentivou algumas empresas a aproveitar o momento pra captar novos usuários.
O AntennaPod publicou um guia detalhado, comparando telas e funcionalidades entre os aplicativos, enquanto o Pocket Casts ofereceu um guia mais simples e com imagens, junto com um desconto de 50% na assinatura do plano Plus. Eu uso o Pocket Casts há mais de 10 anos e não troco por nenhum outro agregador.
Claro que, no final do dia, a escolha vai ficar totalmente na mão do ouvinte, que pode migrar pra plataforma que quiser, mas tem a minha recomendação aí. Não tô ganhando nada por isso, só o prazer de ouvir podcast com uma experiência de qualidade.
9 – E falando em Pocket Casts, ele lançou um novo recurso bem legal para quem é assinante premium da plataforma (e eu estou feliz!): um marcador de trechos de episódios, onde o usuário pode marcar as suas partes favoritas nos podcasts para re-ouvir depois.
Os ouvintes que assinam os planos Plus e Patron do Pocket Casts já podem baixar a versão mais recente do aplicativo e começar a fazer quantas marcações quiser. O Pocket Casts também anunciou melhorias na reprodução automática e na avaliação dos episódios.
10 – E lembrando aqui que o podcast vai dar uma pausinha, com um breve período de férias, mas o portal do Castnews vai seguir à todo vapor. Eu vou até te dar um spoiler das próximas dicas de produção que vão passar pelo site: como fazer um bom storytelling, instruções sobre como otimizar seu podcast pra pesquisas por voz, modelos de roteiros e muito mais. Então não deixa de conferir todas elas, na íntegra, ao longo dos próximos dias, porque logo logo o nosso podcast também tá de volta.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
11 – Depois de mais de 4 anos de hiato, o podcast Grande Coisa anunciou que vai lançar uma nova temporada em 2024! Estamos felizes, sim! Eu sou viúva do Grande Coisa e agora meu marido vai ressucitar.
Segundo o teaser publicado no feed do podcast, a bancada continua a mesma com Gui Baldi, Oliver Perez, Anderson Peroty e o Neto.
O programa não tem um tema definido. Antes do hiato, lá em 2017 – olha há quanto tempo a gente tá esperando – , eles já falaram sobre rock, palavrões de schrodinger, gastos com besteira, Game of Thrones, comentaristas de internet e vários outros assuntos nada necessários pro nosso dia-a-dia. Eu destaco a série “O Guia Definitivo”, vai ouvir os episódios antigos que você não vai se arrepender. É muito legal.
E se você tá se perguntando o que esperar dessa nova temporada anunciada do Grande Coisa: nós também não temos a menor ideia. A gente só está feliz em dar as boas-vindas novamente aos nossos amigos que estão de volta!
Você já pode assinar o podcast Grande Coisa, que é bom, mas também não é lá grande coisa, nas principais plataformas de áudio.
SOBRE LANÇAMENTOS:
12 – A Câmara Municipal de Curitiba lançou o CMC Podcasts com 14 videocasts gravados em seu novo estúdio de comunicação oficial.
Cada programa é relacionado a uma comissão, apresentando temas debatidos com especialistas, reportagens e vereadores.
Os temas abordados pelos videocasts são dos mais variados: economia, acessibilidade, direitos humanos e entretenimento, além de perfis de vereadores e órgãos internos da Câmara.
Alguns títulos dos podcasts da Câmara Municipal de Curitiba são:
…entre vários outros programas.
Os podcasts da Câmara Municipal de Curitiba já estão disponíveis tanto no Spotify quanto no YouTube.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
13 – E a nossa recomendação nacional da semana, a última de 2023, vai especialmente pra todo mundo que já virou fã de alguma série ou de filme, e que só depois de muito tempo descobriu que tinha livro!
Se você, assim como eu, é do tipo que gosta de pesquisar a fundo sobre as coisas que assiste e gosta (se você é nerd, né?), o podcast “Perdidos na Estante” é necessário. Lá a minha amiga Domenica Mendes, na companhia da co-host Amanda Barreiro, destrincha todas essas produções cinematográficas que saíram de livros ou de HQ’s.
Lá elas fazem análises das adaptações, falam sobre as diferenças entre um formato e outro, e trazem muita informação, com uma apresentação muito gostosa de ouvir.
Mas você não precisa acreditar só no meu testemunho não, tá? O programa tem avaliação 4,8 de 5, e acho que isso já fala por si só.
O Perdidos na Estante é uma jornada literária imperdível para todos os fãs de entretenimento, e está disponível nas principais plataformas de áudio.
E você sempre pode divulgar trabalhos e oportunidades dentro da indústria do podcast, aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de participação em projetos, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas na nossa newsletter, que é enviada duas vezes por semana: na quarta e na sexta-feira. Além disso, você também pode mandar uma pequena apresentação do seu podcast, e se ele for o escolhido, vai aparecer aqui na nossa recomendação nacional da semana.
ENCERRAMENTO E CTA
E ESSAS FORAM AS NOTÍCIAS DESTA QUADRAGÉSIMA SEXTA EDIÇÃO DO CASTNEWS!
VOCÊ PODE LER A ÍNTEGRA DE TODAS AS NOTÍCIAS E ASSINAR A NEWSLETTER EM CASTNEWS.COM.BR.
AJUDE O CASTNEWS A CRESCER ESPALHANDO O LINK DESTE EPISÓDIO EM SUAS REDES SOCIAIS E ASSINANDO O FEED DO PODCAST PARA RECEBER EM PRIMEIRA MÃO OS EPISÓDIOS ASSIM QUE FOREM PUBLICADOS.
VOCÊ PODE COLABORAR COM O CASTNEWS MANDANDO SEU FEEDBACK E SUGESTÕES DE PAUTA NOS COMENTÁRIOS DO SITE OU PARA O EMAIL PODCAST@CASTNEWS.COM.BR.
SIGA TAMBÉM O @CASTNEWSBR NO INSTAGRAM, NO TWITTER E NO THREADS E ENTRE NO CANAL PÚBLICO DO CASTNEWS NO TELEGRAM EM T.ME/CASTNEWS_BR PARA RECEBER NOTÍCIAS DIARIAMENTE.
O CASTNEWS É UMA INICIATIVA CONJUNTA DO BICHO DE GOIABA PODCASTS E DA RÁDIOFOBIA PODCAST E MULTIMÍDIA.
PARTICIPARAM DA PRODUÇÃO DESTE EPISÓDIO ANDRESSA ISFER, BRUNA YAMASAKI, EDUARDO SIERRA, LANA TÁVORA, LEO LOPES, RENATO BONTEMPO E THIAGO MIRO.
OBRIGADO PELO SEU DOWNLOAD E PELA SUA AUDIÊNCIA, UM FELIZ NATAL PRA VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA, UM PRÓSPERO ANO NOVO, E ATÉ O ANO QUE VEM!
See omnystudio.com/listener for privacy information.