Sept. 4, 2023

CASTNEWS #031 – Como os jovens descobrem novos podcasts e por que param de ouvir

CASTNEWS #031 – Como os jovens descobrem novos podcasts e por que param de ouvir

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO DE 2023. EU SOU LEO LOPES E ESTE É O CASTNEWS, O PODCAST SEMANAL DE NOTÍCIAS PARA PODCASTERS.

AQUI VOCÊ OUVE, TODA SEGUNDA-FEIRA PELA MANHÃ, UM RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO DE PODCAST NO BRASIL E NO MUNDO.


Escalada

Os resultados de uma pesquisa sobre o consumo de podcasts entre os jovens, o aumento do investimento com publicidade em podcasts e a primeira plataforma de edição colaborativa em tempo real estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 31ª edição do Castnews!


NOTÍCIAS

1 – Na última quarta-feira foi divulgado o relatório The Podcast Landscape in America, uma pesquisa sobre o consumo de podcast nos Estados Unidos. O estudo, que foi realizado com mais de 2.400 jovens, revelou dados interessantes sobre a afinidade do público com podcasts, como esses ouvintes conhecem novos programas, motivos pelos quais eles deixam de ouvir um podcast e muito mais.

Segundo a pesquisa, a troca de recomendações entre amigos é a principal preferência do ouvinte na hora de escolher um novo podcast. Cerca de 55% deles descobrem novos programas pelas recomendações de conhecidos, enquanto 48% dos entrevistados disseram que descobrem novos podcasts através do YouTube. Também existem aqueles que procuram sozinhos na internet, ou que descobrem novos podcasts através de outras redes sociais, mas os números foram bem menores.

Agora sobre os motivos que fazem o jovem desistir de ouvir podcast, os destaques foram falta de tempo, mudanças de vida e a perda de interesse no conteúdo. A pesquisa também ressaltou que a afinidade e o interesse dos jovens por podcasts são altos, e que a consistência de um podcast é essencial para reter a audiência.

Todos os outros dados do relatório estão disponíveis na íntegra lá no portal do Castnews em castnews.com.br .


2 – E de acordo com a pesquisa Share of Ear da Edison Research, a mesma que a gente já mencionou nos últimos dois episódios, o consumo de áudio sob demanda ultrapassou o consumo de rádio pela primeira vez nos Estados Unidos.

No segundo trimestre de 2023, mais de 50% do tempo de áudio diário dos ouvintes com mais de 13 anos foi gasto em plataformas sob demanda, como podcasts e músicas, enquanto 49% foi dedicado à rádios.

É só 1%, mas essa mudança gradual foi impulsionada principalmente pelo aumento no consumo de podcasts, onde os ouvintes têm mais controle sobre o conteúdo que escolhem, e também porque ouvindo música na internet, o usuário pode escolher a faixa que quer ouvir.

Será que na próxima pesquisa o áudio sob demanda aumenta essa margem de preferência? Eu acho que sim, mas a gente vai descobrir daqui a três meses.


3 – E também na última semana o Zencastr anunciou o lançamento do Zencastr Mobile, um aplicativo de celular pra gravação dinâmica de áudio e vídeo, em alta qualidade. Por enquanto, o aplicativo está disponível só pra dispositivos iOS na versão 15.0 ou superior.

O app permite gravações em MP3, WAV e vídeo, e assim como no Google Meet, no Teams da Microsoft e outras ferramentas de reunião online, os participantes e convidados entram numa call através de um link de participação. Os usuários da versão paga tem acesso à transcrição de áudio de todas as gravações.

Além disso, o Zencastr também anunciou o Zen AI, um recurso baseado em inteligência artificial que vai automatizar o marketing do podcast. O teste da ferramenta é gratuito, mas a mensalidade anunciada é de “singelos” 299 dólares.


AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – De acordo com a MediaRadar, os investimentos de publicidade em podcasts aumentaram 5% em comparação a 2022.

A empresa analisou os investimentos de publicidade em podcast entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2023. Os gêneros que lideraram esse crescimento foram comédia, true crime e negócios, que juntos representam 58% dos investimentos totais.

O crescimento substancial de cada um desses gêneros, separadamente, foi de 30% pra negócios, 26% pra true crime e 10% pra comédia.


5 – O portal de notícias Bloomberg divulgou que o Spotify teria considerado a possibilidade de remover conteúdos de “ruído branco” de sua plataforma devido à sua lucratividade.

(Se você não sabe o que é “ruído branco”, eu vou explicar aqui: é uma tradução direta da expressão em inglês “white noise”, é um som que combina e oscila diferentes frequências, pra atingir todo o espectro de som e mascarar qualquer tipo de frequência que esteja atrapalhando a pessoa que tá ouvindo. Os ouvintes usam os ruídos brancos pra se concentrar, pra dormir melhor, e até pra relaxar. Exemplos clássicos de ruídos brancos ou de white noises são barulho de chuva e a estática das TVs antigas. Então está aí a explicação.)

Enfim, os podcasts de ruído branco representam 3 milhões de horas diárias de consumo na plataforma. Embora a proposta de remoção tenha sido discutida, ela não foi pra frente, e os podcasts desse tipo continuam disponíveis. Os criadores de ruído branco podem gerar até 18 mil dólares por mês com anúncios do Spotify. Remover esse conteúdo e impedir novos uploads poderia aumentar o lucro bruto anual do Spotify em 38 milhões de dólares.


6 – E a plataforma de hospedagem Libsyn lançou dois projetos educacionais com foco em podcast: o LibsynEDU para estudantes, e a Libsyn Fellowship para pós-graduandos. Os programas têm o objetivo de promover a excelência no podcasting e nutrir a próxima geração de criadores de conteúdo.

O LibsynEDU oferece ferramentas, hospedagem e monetização com desconto de até 75%, incluindo cursos complementares em produção, narrativa, marketing, métricas e monetização.

Já a bolsa de estudos Libsyn Fellowship, em parceria com a New York University, vai ser concedida a um estudante de pós-graduação em Podcasting e Reportagem de Áudio, para realizar novas pesquisas sobre o potencial do podcast.

Ta aí, muito legal a iniciativa da empresa em investir na educação formal dos produtores de conteúdo.


7 – A Folha de S. Paulo promoveu uma exposição que fala sobre os bastidores das suas produções de podcast, incluindo programas como Café da Manhã, A Mulher da Casa Abandonada e O Presidente da Semana. 

A exposição foi realizada no saguão da Folha na cidade de São Paulo. Foram exibidas lâminas com informações sobre cada podcast, acompanhadas de QR codes para audioguias, destacando 17 dos quase 30 conteúdos do catálogo de podcasts da Folha. Se você não foi na exposição, o audioguia está disponível nas principais plataformas de áudio, e as lâminas digitalizadas podem ser acessadas no site da Folha.


E MAIS:

8 – A gente falou alguns episódios atrás aqui no Castnews que o Instituto Serrapilheira tinha lançado um edital pra selecionar 9 podcasts com tema de ciências, que iam receber um investimento de até 50 mil reais.

Pois bem, os 9 podcasts já foram selecionados e divulgados. São eles:

  • A Reinvenção da Natureza
  • Caatingueira
  • Meridianos
  • Sinal de Vida
  • Planetário
  • O mar não está pra peixe
  • Os Caminhos de Niéde Guidon
  • Torpor
  • Axé das Plantas – Cura do corpo e da alma

Os projetos são bem legais e os temas são super variados, tem podcast sobre a história da arqueologia, consequências do consumo de drogas, astronomia e muito mais. 

Mais detalhes sobre cada um dos selecionados você encontra lá no portal do Castnews.


9 – E nas dicas de produção da semana lá do portal, os assuntos são o impacto dos podcasts em vídeo, e os tipos de nome de podcast. Se você está empacado em um novo projeto porque ainda não pensou em um nome ideal, confere lá no nosso site as 10 dicas que podem te ajudar na hora de criar um bom título pro seu programa.

E se você faz parte do time que acha que podcast ainda é só em áudio, e que esse negócio de mesacast e videocast não tá com nada, talvez seja hora de repensar essa opinião. Você lembra que no último episódio a gente disse que a definição de podcast mudou? Pois é. 

E também os videocasts não são uma ameaça aos podcasts tradicionais, e podem ser uma estratégia para elevar o potencial do conteúdo. Então não deixa de conferir o conteúdo completo sobre esse tema lá em castnews.com.br .


HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – O podcast “O Assunto” do G1, apresentado atualmente pela Natuza Nery, celebrou quatro anos no ar com mais de 110 milhões de downloads e 3 milhões de visualizações no YouTube. 

O podcast diário já tem mais de mil episódios discutindo política, sociedade, economia e cultura, e se mantém entre os maiores podcasts de notícias do Brasil.

Lembrando aqui que a Natuza apresenta o Assunto há quase um ano, e que antes dela, quem apresentava era a jornalista Renata Lo Prete. Então fica aqui os nossos parabéns pelo aniversário do podcast, e pela longevidade do trabalho da equipe d’O Assunto.


11 – Estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória, em São Paulo, criaram o podcast “Podgral”: um espaço para compartilhar histórias, dicas e aprendizados do cotidiano escolar – feito pela turma do horário integral.

O projeto incentiva nos estudantes habilidades de comunicação, colaboração e autoconfiança, ao mesmo tempo que promove o trabalho em equipe e a escuta respeitosa das opiniões dos colegas.

Essa não é a primeira vez que a gente noticia uma escola fazendo uso do podcast como ferramenta de aprendizado. Lá no episódio #005 nós apresentamos o CESINcast, um podcast feito pelos alunos do Centro Educacional Sociointeracionista de Belém do Pará.

São projetos fenomenais, e que com certeza vão ajudar muito no desenvolvimento desses jovens. Tomara que essa moda pegue.


SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – A Podcastle lançou na última semana o Podcastle for Teams, a primeira plataforma de edição colaborativa em tempo real para podcasting.

Equipes de criadores, produtores, editores e todas as partes interessadas do projeto agora podem trabalhar no mesmo projeto – ao mesmo tempo – sem precisar sair da plataforma, o que vai economizar tempo e esforço.

Os colaboradores do projeto também podem responder aos comentários ou marcar como “concluído” para garantir que o feedback seja incorporado no trabalho da equipe. 

Os acessos ao Teams variam, é claro, de acordo com o plano escolhido pelos usuários.


13 – O governo do estado de Queensland, na Austrália lançou o podcast “Accessed That”, apresentado por uma dupla portadora de deficiência: o comediante Oliver Hunter, que tem paralisia cerebral, e a nadadora paralímpica Karni Liddel. Em dez episódios, o podcast fala sobre as experiências de viagens de pessoas com deficiência, incluindo depoimentos de convidados que também são PCD. 

O podcast faz parte de um projeto de Queensland de se tornar o destino mais acessível do mundo. Além disso, o estado vai receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Brisbane em 2032.

O Acessed That está disponível nas principais plataformas de áudio, e é mais um exemplo muito legal de como o podcast pode ser usado pra tanta coisa: desde promover turismo, até criar mais conscientização sobre acessibilidade pra pessoas com deficiência.


14 – E um lançamento que a gente falou na semana passada, a série França e o Labirinto, no primeiro dia de lançamento já chegou à primeira posição dos mais ouvidos do Spotify. A audiossérie original Spotify foi lançada terça-feira passada, dia 29 de agosto, e tá desde então fazendo um baita sucesso – o que não é nada menos do que a gente já esperava. 

Fica aqui os nossos parabéns pra Nonsense Creations, produtora do Jovem Nerd idealizadora do projeto, e que cada vez mais as produções brasileiras sejam celebradas como merecem.


RECOMENDAÇÃO NACIONAL: 

15 – E na nossa recomendação nacional da semana, temos algo especial para os amantes de filosofia e do bom e velho rock n’ roll: é o Podcast Mutante, apresentado pelo professor de filosofia Axl.

O programa nasceu em 2021, como extensão do Universo Mutante, e desde então tem trazido várias divagações interessantes, que vêm acompanhadas de momentos marcantes da história da música, especialmente o rock.

Se você quiser saber mais sobre o Podcast Mutante, lá no portal do Castnews tem uma exclusiva com o professor Axl, que contou um pouco da história do podcast, e como ele virou o que é hoje. E é claro que, como sempre, o link da matéria vai estar na descrição desse episódio.


E você sempre pode divulgar trabalhos e oportunidades dentro da indústria do podcast, aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de participação em projetos, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas toda semana na nossa newsletter. Além disso, você também pode mandar uma pequena apresentação do seu podcast, e se ele for o escolhido, vai aparecer aqui na nossa recomendação nacional da semana.


ENCERRAMENTO E CTA

E ESSAS FORAM AS NOTÍCIAS DESTA TRIGÉSIMA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTNEWS!

VOCÊ PODE LER A ÍNTEGRA DE TODAS AS NOTÍCIAS E ASSINAR A NEWSLETTER SEMANAL EM CASTNEWS.COM.BR.

AJUDE O CASTNEWS A CRESCER ESPALHANDO O LINK DESTE EPISÓDIO EM SUAS REDES SOCIAIS E ASSINANDO O FEED DO PODCAST PARA RECEBER EM PRIMEIRA MÃO OS EPISÓDIOS ASSIM QUE FOREM PUBLICADOS.

VOCÊ PODE COLABORAR COM O CASTNEWS MANDANDO SEU FEEDBACK E SUGESTÕES DE PAUTA NOS COMENTÁRIOS DO SITE OU PARA O EMAIL PODCAST@CASTNEWS.COM.BR.

SIGA TAMBÉM O @CASTNEWSBR NO INSTAGRAM, NO TWITTER E NO THREADS E ENTRE NO CANAL PÚBLICO DO CASTNEWS NO TELEGRAM EM T.ME/CASTNEWS_BR PARA RECEBER NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

O CASTNEWS É UMA INICIATIVA CONJUNTA DO BICHO DE GOIABA PODCASTS E DA RÁDIOFOBIA PODCAST E MULTIMÍDIA

PARTICIPARAM DA PRODUÇÃO DESTE EPISÓDIO ANDRESSA ISFER, BRUNA YAMASAKI, EDUARDO SIERRA, LANA TÁVORA, LEO LOPES, RENATO BONTEMPO E THIAGO MIRO. OBRIGADO PELO SEU DOWNLOAD E PELA SUA AUDIÊNCIA, E ATÉ A SEMANA QUE VEM!

See omnystudio.com/listener for privacy information.