Segunda-feira, 14 de agosto de 2023. Eu sou Leo Lopes e este é o Castnews, o podcast semanal de notícias para podcasters.
Aqui você ouve, toda segunda-feira pela manhã, um resumo das principais notícias sobre o mercado de podcast no Brasil e no mundo.
O destaque cada vez maior das mulheres no comando dos podcasts com maior audiência no Brasil, uma ferramenta que conecta podcasters e anunciantes em tempo real, a integração entre Spotify e Patreon para todos e um guia de acessórios para gravação de áudio estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 28ª edição do Castnews!
NOTÍCIAS:
1 – Os podcasts liderados por mulheres estão tendo uma audiência muito grande nos últimos meses, de acordo com a Bárbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores da América Latina do Spotify.
Os últimos rankings do Spotify e da Chartable mostram a participação significativa de mulheres em podcasts populares, de todos os tipos de temas: games, entretenimento, política, notícias… Tem de tudo.
O primeiro lugar dos dois rankings, inclusive, é de um programa produzido por uma mulher: o podcast recém lançado Alexandre, da Revista piauí, produzido e apresentado pela repórter Thais Bilenky.
Mas apesar desse destaque, ainda é notável que essa não é a regra geral. Até o momento, a participação feminina na podosfera brasileira é minoria – já que nos próprios rankings do Spotify e do Chartable os podcasts com bancada feminina são bem menos da metade), então iniciativas como a campanha #OPodcastÉDelas são muito importantes pra diversificar as vozes no podcast brasileiro.
Eu recebi a Domenica Mendes, idealizadora da campanha, e outras mulheres podcasters em um episódio sobre a representatividade feminina lá no Curso de Podcast, e o episódio também está sendo publicado hoje.
Confere lá, e não se esqueça de sempre comentar nos seus episódios de podcast preferido, pra ajudar as mulheres podcasters a expandirem cada vez mais a sua atuação no nosso mercado.
02 – A empresa de pesquisas de podcasts Listen Notes, divulgou dados que mostram uma queda no número de novos podcasts lançados em julho, se comparados a junho.
Dentre outros dados, foi levantado que a predominância de podcasts publicados em inglês é evidente, com os Estados Unidos liderando o mercado, seguido pelo Brasil (Bota aí a vinhetinha Duh! – Brasil-sil).
Em relação a podcasts descontinuados, o ano de 2020 segue sendo o que teve o maior número de feeds deletados. A região mais ativa na produção de podcasts é liderada pelos Estados Unidos, e o Brasil aparece em segundo lugar, mais uma vez mostrando a força do podcasting brasileiro.
03 – A Castos apresentou o “Castos Commerce”, um recurso de monetização de podcasts que permite doações sem taxas de transação, ou com uma taxa bem pequena. O recurso oferece aos criadores de conteúdo a possibilidade de criar sistemas de assinatura, então eles não ficam dependentes do modelo tradicional de publicidade, com spots no programa. O processo de configuração do Castos Commerce é bem simples e customizável, então dá pra ajustar valores e deixar mensagens personalizadas para agradecer as doações.
E o Spotify, por sua vez, lançou uma colaboração com o Patreon, pros podcasters publicarem conteúdo exclusivo para assinantes diretamente no Spotify. Essa não é uma notícia nova, nós já falamos sobre isso aqui no programa inclusive, mas o recurso foi disponibilizado pra todos os criadores de conteúdo nessa última semana. O Spotify também está testando banners que promovem ofertas pagas em páginas de podcasts gratuitos. Vamos acompanhar pra ver como as novas parcerias se desenvolvem.
Ler a notícia completaLer segunda notícia
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
04 – A plataforma Acast lançou a ferramenta AdCollab, pra colaboração em tempo real entre podcasters e anunciantes na criação de anúncios lidos por apresentadores.
A novidade simplifica o processo tanto pros anunciantes quanto pros podcasters, eliminando aquela negociação interminável com equipes de vendas. O AdCollab já foi testado nos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia desde abril, e o tempo gasto em negociações foi reduzido em 85%.
O autoatendimento chegou aos podcasts, e é uma tendência que a gente espera ver crescer num futuro próximo, seja pra facilitar o processo de anúncios em podcasts, seja pra otimizar a monetização do conteúdo pros criadores.
05 – E uma pesquisa conduzida pelas empresas Sounder e Urban One, levantou um dado preocupante sobre o uso de inteligência artificial em podcasts: o machine learning e as IA’s podem errar na marcação de conteúdos de criadores negros.
Essas ferramentas podem levar a falsos positivos, identificando temas raciais como “impróprios”. Menções à racismo, o uso da “n-word”, a palavrinha proibida, e todo o dialeto informal da comunidade negra pode ser sinalizado pelas máquinas, que não entendem que dentro do contexto humano, essa abordagem de temas é totalmente válida.
A pesquisa sugeriu que abordagens mais contextuais das IA’s e do machine learning e transcrições precisas de dialetos e gírias, podem resolver isso.
Além disso, marcas que apoiam o ativismo social podem – e devem – se alinhar a criadores de conteúdo que façam parte de grupos socialmente marginalizados, o que, é claro, vai dar mais espaço pra essas vozes.
06 – O Transistor.fm lançou uma nova ferramenta que permite aos criadores de podcasts comparar o desempenho de diferentes episódios. Disponível na guia “análises da plataforma”, essa funcionalidade apresenta informações sobre downloads de episódios em formato de tabela.
Os criadores podem examinar tendências e padrões nos números diários de downloads, identificando quais episódios têm maior engajamento e compartilhamento.
Além disso, é possível exportar a tabela para análises mais detalhadas e criar gráficos personalizados usando programas como Excel, Google Sheets ou Apple Numbers. O recurso já está disponível.
E MAIS:
07 – Na hora de gravar um podcast, além de apertar o play do gravador, existem muitos outros cuidados que o podcaster tem que ter, desde ajustar todos os equipamentos que vão ser necessários na captação, até estudar alguns pontos pra ser um bom host de podcast. E pra quem quer estar sempre preparado pra fazer um trabalho de qualidade, essa semana o Cochicho, nosso portal parceiro, listou alguns acessórios essenciais pra uma captação de qualidade – sem abandonar o potencial brasileiro da gambiarra com o que tá no alcance das mãos. A fita adesiva e aquele araminho de fechar sacola de pão, por exemplo, podem ser aliados que você nem imaginava na hora da gravação.
Além disso, o Eric Nuzum, co-fundador da Magnific Noise, também deu dicas sobre como ser um bom host de podcast – e talvez você fique surpreso com o quão simples são essas dicas, que também são muito efetivas. Digo por experiência própria, porque eu mesmo já sou host de podcast a 15 anos e os pontos que o Eric listou são realmente fundamentais.
Então não perde tempo, assim que o episódio acabar, acessa o portal do Castnews pra ler esse conteúdo na íntegra, e já aplica no seu podcast, que você vai ver quão mais refinado o seu trabalho vai ficar.
Ler a notícia completaLer segunda notícia
08 – E pra quem ainda tem dificuldade na hora de criar vitrines, capas, e a identidade visual do seu podcast, essa semana também saiu material de consulta lá no portal. O perfil Podcast Cover Art no Instagram reúne capas de podcasts de todo tipo de categoria, que foram publicadas ao redor do mundo todo.
Em cada um dos posts é explicado o conceito por trás da criação de cada capa, o que é bem legal pra aprender mais sobre design e também enriquecer o seu repertório na hora de criar um visual que chame a atenção dos seus ouvintes.
09 – O jornalista Guilherme Felitti, produtor do podcast Tecnocracia, do Manual do Usuário, deu uma entrevista exclusiva ao Castnews sobre o processo de produção do podcast.
O programa, que já tá no ar faz 4 anos, explora o impacto das grandes empresas de tecnologia na vida das pessoas, e é conhecido pelos episódios sem trilhas sonoras ou convidados.
O bate-papo completo está disponível lá no portal do Castnews, onde você pode ler todas as impressões do jornalista sobre o trabalho que tem feito na podosfera. O Tecnocracia já chegou no top 3 em “tecnologia” no Spotify e hoje é o 5º mais ouvido da categoria no Apple Podcasts.
10 – E o Caio Braz, apresentador e jornalista pernambucano, também entrou de cabeça nos podcasts. Desde julho ele tem produzido e publicado o podcast “Caio na Estrada” (legal o trocadilho), onde compartilha suas experiências de viagens e diversidade cultural.
Já foram mais de 50 países visitados por ele, ao longo de mais de 20 anos de viagens, então ele tem abordado vários temas interessantes como história, arte, geografia, e culturas locais. Segundo o próprio Caio, o podcast tem sido uma oportunidade nova pra falar sobre viagens de forma mais observadora e pessoal, ao invés de dar dicas e roteiros de viagens, e até então ele tem gostado bastante.
O Caio na Estrada já tem alguns episódios disponíveis no Spotify.
SOBRE LANÇAMENTOS:
11 – A Podcast Academy e a DCP Entertainment lançaram o Podcast 360, um podcast em inglês que fala sobre a indústria de podcasting. O projeto apresenta especialistas discutindo aspectos como produção de conteúdo, construção de marcas bem-sucedidas, vendas, marketing e negócios baseados em podcast.
Cada convidado tem 60 segundos para responder a uma pergunta e esse convidado, na semana seguinte, se torna o anfitrião, passando o microfone para outro colega do setor – isso explica aí o “360” do título. Além das perspectivas profissionais, os convidados também compartilham experiências divertidas através do jogo “duas verdades, uma mentira”.
Os participantes do primeiro episódio foram o James Cridland, do Podnews, e a Sharon Taylor da Triton Digital Audio.
O podcast já está disponível nas principais plataformas de áudio. Lembrando que é em inglês, beleza?
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
12 – E a recomendação nacional de hoje, vai pro podcast “Lógica Autista“, apresentado por um grupo de amigos que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista já na vida adulta.
No Lógica Autista, são compartilhadas experiências pessoais dos participantes de forma descontraída, desmistificando o autismo e debatendo sobre o tema com naturalidade.
O podcast é uma oportunidade de expandir o nosso entendimento sobre o autismo, e entender melhor a realidade de diferentes pessoas com o TEA, afinal, como diz a própria descrição do programa, se você conhece um autista, você conhece apenas UM autista.
O programa é publicado periodicamente pelo menos 1 vez por mês, e está disponível no Spotify. Não deixa de conferir.
E não se esqueça que você também sempre pode divulgar trabalhos e oportunidades dentro da indústria do podcast, aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de participação em projetos, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas toda semana na nossa newsletter. Além disso, você também pode mandar uma pequena apresentação do seu podcast, e se ele for o escolhido, vai aparecer aqui na nossa recomendação nacional da semana.
E essas foram as notícias desta vigésima oitava edição do Castnews!
Você pode ler a íntegra de todas as notícias e assinar a newsletter semanal em castnews.com.br.
Ajude o Castnews a crescer espalhando o link deste episódio em suas redes sociais e assinando o feed do podcast para receber em primeira mão os episódios assim que forem publicados.
Você pode colaborar com o Castnews mandando seu feedback e sugestões de pauta para o email podcast@castnews.com.br.
Siga também o @castnewsbr no Instagram, no Twitter e no Threads e entre no canal público do Castnews no Telegram para receber notícias diariamente.
O Castnews é uma iniciativa conjunta do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Participaram da produção deste episódio Andressa Isfer, Bruna Yamasaki, Eduardo Sierra, Lana Távora, Leo Lopes, Renato Bontempo e Thiago Miro.
Obrigado pelo seu download e pela sua audiência, e até semana que vem!
See omnystudio.com/listener for privacy information.