Segunda-feira, 15 de maio de 2023. Eu sou Leo Lopes e está no ar o décimo quinto episódio do Castnews, o podcast semanal de notícias para podcasters.
Aqui você ouve, toda segunda-feira pela manhã, um resumo das principais notícias sobre o mercado de podcast no Brasil e no mundo.
As polêmicas envolvendo o Projeto de Lei das Fake News, Inteligência Artificial e direitos autorais e de imagem, um novo curso de storytelling com Ivan Mizanzuk e a estreia da minha coluna quinzenal “Ouve esse aqui” estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 15a. edição do Castnews!
Notícias:
1 – E pra começar, a gente tem uma notícia polêmica que se estendeu pelas últimas duas semanas: usuários do Spotify reclamaram que estavam recebendo um anúncio veiculado pela plataforma que afirmava que o Projeto de Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, a PL 2630, “pode aumentar a confusão sobre o que é verdade e o que é mentira no Brasil”.
A campanha foi pausada na manhã do dia 2, depois de várias reclamações dos usuários no Twitter, muitos deles assinantes premium que, em tese, não deveriam receber anúncios publicitários no aplicativo. O Spotify desde então se recusou a fazer qualquer pronunciamento sobre o assunto, mesmo que a pressão pública tenha voltado depois que o Telegram, que também fez propaganda contra a PL das fake news, foi obrigado judicialmente a se retratar com os seus usuários, pedindo desculpas por espalhar desinformação de forma ilegal.
O Projeto de Lei das Fake News já foi aprovado pelo Senado, e agora segue para votação na Câmara dos Deputados.
02 – Ainda falando sobre o Spotify, mas agora com boas notícias e num âmbito mundial, a empresa anunciou a inclusão da Thorn em seu Conselho de Segurança. A Thorn é uma organização sem fins lucrativos que constrói tecnologia para defender crianças de abuso sexual, e é um parceiro de segurança de longa data do Spotify. A empresa fornece informações importantes sobre tendências de abuso no espaço digital, o que ajudou a moldar toda a política de segurança da plataforma. A inclusão da Thorn reafirma o compromisso do Spotify com a segurança e proteção de crianças durante o uso do aplicativo.
03 – E nessa última semana, dois casos envolvendo inteligências artificiais e a podosfera abriram mais uma vez a discussão sobre direitos autorais e de imagem. O primeiro caso envolveu o podcast The Joe Rogan AI Experience, criado por diversão por um diretor australiano que usou as máquinas pra clonar a voz de Joe Rogan e outros convidados, o que chamou a atenção do próprio Rogan. Os defensores das inteligências artificiais, dizem que embora a IA seja mais rápida e barata para produzir os programas de podcast, o processo de criar um episódio ainda envolve horas de trabalho humano, o que validaria essa criação de conteúdo como “genuína”.
O segundo caso quase acabou em processinho pro podcast Dudesy, que foi chamado na xinxa pelo Tom Brady depois que os apresentadores Will Sasso e Chad Kultgen publicaram conteúdo gerado por IA em sua página do Patreon. O vídeo apresentava uma imitação realista da voz do jogador de futebol americano, acompanhada por imagens do quarterback geradas por inteligência artificial. Embora a legalidade (ou ilegalidade) dessas práticas ainda não seja clara, essa tecnologia tá se tornando mais sofisticada a cada dia.
E, é claro, quem produz esse tipo de conteúdo tem que tomar muito cuidado para não cruzar as barreiras éticas do uso de inteligência artificial, respeitar a integridade das figuras públicas, e exercitar a responsabilidade. A gente já disse isso aqui antes, mas vale repetir: a internet não é terra de ninguém. A internet é terra de todo mundo.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
04 – A startup Supermix lançou uma plataforma de inteligência artificial que ajuda criadores de podcast a escalar e promover seu conteúdo. Por meio de ferramentas mecanizadas, o Supermix pode converter um podcast de áudio em vários pequenos vídeos que contêm as partes mais relevantes da conversa, expondo o conteúdo a um público mais amplo e atraindo mais ouvintes (lembra que a gente já falou por aqui no podcast que o público internacional gosta mais de podcast em vídeo, né? Pois é, é o que a gente tem por enquanto). A empresa neozelandesa foi fundada pelos empresários Zac e Xavier English. Segundo o Xavier, um dos clientes do Supermix começou um podcast que em 10 dias reuniu mais de 980 mil visualizações nesses vídeos, que acabaram sendo convertidas em mais de 20 mil novos seguidores pro podcast.
Mesmo que os números não sejam tudo na nossa indústria, a gente tem que admitir que 20 mil seguidores conquistados organicamente em menos de duas semanas, não é nada mal. Quando a inteligência artificial estiver desenvolvida o suficiente pra fazer esse trabalho em português, a gente testa e trás os resultados em primeira mão aqui pra você.
05 – E se você mora na Austrália, essa notícia é especialmente pra você. O Amazon Music australiano está oferecendo um cupom de 5 dólares para incentivar os usuários a consumirem podcasts na plataforma. A promoção está acontecendo até o dia 23 de maio de 2023 e o cupom é válido por sete dias depois que o usuário concluir a reprodução de um episódio de podcast – então tem uma semana pra gastar. O cupom pode ser usado na próxima compra que o cliente fizer na Amazon, desde que o valor total seja superior a 20 dólares.
A oferta é válida apenas para clientes da Amazon Music que foram convidados por e-mail, e cada cliente pode reivindicar, no máximo, um cupom. É, e o bônus só pode ser resgatado em itens vendidos dentro da Austrália. Bem que eles podiam trazer esse incentivo aqui pro Brasil também, não é mesmo?
E MAIS:
06 – Além das notícias mais importantes e das discussões mais relevantes sobre o mundo do podcast, nós também fazemos questão de sempre trazer dicas de produção para quem, assim como a gente, trabalha nessa mídia.
A orientação dessa vez é sobre propaganda e divulgação; a nossa equipe reuniu 8 dicas para fazer bom uso da publicidade e ferramentas de marketing pro seu podcast ser um dos programas bem-sucedidos nesse oceano de conteúdo em áudio que existe atualmente. Então não deixe de conferir a matéria na íntegra lá no portal do Castnews, pra sua publicidade ficar cada vez melhor e mais assertiva.
07 – Não deixe de conferir também o artigo do André Palme com os insights dele sobre inovação. Nessa semana ele fala um pouco da experiência própria que teve no evento WebSummit, e destaca que inovação é uma jornada, e não um atalho. No artigo, o André enfatiza que a inovação não é uma fagulha de criatividade que aparece do nada, mas sim um estado de espírito permanente que exige dedicação e trabalho duro para construir histórias inovadoras. Mais um conteúdo muito interessante que com certeza pode ser aplicado à produção de podcasts, e que tem muito terreno a ser explorado ainda aqui no Brasil.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
08 – O Ivan Mizanzuk anunciou a nova data para o curso “Storytelling com foco em personagens“, que vai ser realizado agora nos dias 27 e 28 de maio. Os conceitos que vão ser abordados no curso incluem: arcos narrativos, desenvolvimento de personagens, conceito narrativo e estrutura. O valor do curso é de R$199, com inscrições até 26 de maio pelo site da Sympla. As vagas são limitadas, então se você é um dos ouvintes que estavam aguardando pelo anúncio das novas datas do curso, corre lá e se inscreve o quanto antes.
09 – Na última quinta-feira, 11 de maio, a comunicadora socioambiental e podcaster Giovanna Nader participou da Feira do MST, em São Paulo. A feira teve um hiato de 5 anos, e voltou agora em sua quarta edição, que aconteceu entre 11 e 14 de maio. Durante o evento, Giovanna Nader pôde conhecer e apoiar o trabalho dos agricultores e destacar a importância de iniciativas como a feira para valorizar a agricultura familiar e a agroecologia. Em todas as mídias que a Giovanna trabalha, ela sempre demonstra seu compromisso com a causa socioambiental e com a defesa da agricultura familiar e sustentável, especialmente no seu podcast O Tempo Virou. Inclusive fica aí o podcast como uma dica pra quem quiser saber mais sobre conscientização ecológica.
SOBRE LANÇAMENTOS:
10 – O projeto Sbat em Cena – Contém Peças (sendo que Sbat é uma sigla pra Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) acaba de lançar um ciclo de peças teatrais inéditas em formato de podcast. Entre os trabalhos está Laio se Matou, um texto raro do Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido.
O objetivo do projeto é revitalizar e ressignificar a Sbat, que atua em defesa dos direitos autorais de escritores teatrais, tradutores, roteiristas e outros criadores das artes cênicas e dramáticas de todo o país. O projeto é bem interessante, e foi possibilitado principalmente por meio de emendas parlamentares que tem como objetivo modernizar e dar uma nova visibilidade para a Sociedade. Então se você é um fã de teatro, radionovelas, ou só gosta de ver todas as aplicações possíveis do podcast, vale muito a pena conferir o teatro podcastal do Contém Peças.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
11 – E essa semana estreamos uma nova coluna no Castnews: Ouve esse aqui! A cada duas semanas, eu vou indicar um podcast, novo ou antigo, não importa, pra que você possa ampliar o seu repertório e conhecer programas que talvez tenham passado batido em meio a tantos lançamentos que temos tido de uns 4 anos pra cá.
Logo eu vou completar 15 anos trabalhando diariamente com podcasts, e se você ouve podcast há menos tempo, com certeza tem muita coisa que (eu acho) pode te interessar.
Pra estrear a coluna, eu escolhi o “Depois daquele hit”, um podcast original Deezer apresentado pelo Zeca Camargo, que já tem uma temporada inteira no ar publicada ao longo de 2022.
Em 16 episódios extremamente bem produzidos, o “Depois daquele hit” contou as histórias de músicas que viraram sucessos repentinos no Brasil, começando por Totalmente Demais do Hanói Hanói e fechando com Sonho de Ícaro do Biafra, passando por Chorando se Foi do Kaoma, Na Boquinha da Garrafa da Companhia do Pagode e Amante Profissional da Banda Herva Doce, entre outros hits que estão até hoje da memória de todo brasileiro.
Se você é como eu e gosta de história de bastidores e de música, ouvir o “Depois daquele Hit” não é uma sugestão, é uma intimação, então escuta lá e depois manda nas redes sociais marcando o @castnewsbr e o @leoradiofobia pra gente saber o que você achou, combinado?
E não se esqueça que você também sempre pode divulgar trabalhos e oportunidades dentro da indústria do podcast, aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de participação em projetos, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas toda semana na nossa newsletter. Além disso, você também pode mandar uma pequena apresentação do seu podcast, e se ele for o escolhido, vai aparecer aqui na nossa recomendação nacional da semana.
E essas foram as notícias desta décima quinta edição do Castnews!
Você pode ler a íntegra de todas as notícias e assinar a newsletter semanal em castnews.com.br.
Ajude o Castnews a crescer espalhando o link deste episódio em suas redes sociais e assinando o feed do podcast para receber em primeira mão os episódios assim que forem publicados.
Você pode colaborar com o Castnews mandando seu feedback e sugestões de pauta para o email podcast@castnews.com.br.
Siga também o @castnewsbr no Instagram e no Twitter e entre no canal público do Castnews no Telegram para receber notícias diariamente.
O Castnews é uma iniciativa conjunta do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Participaram da produção deste episódio Bruna Yamasaki, Eduardo Sierra, Izabella Nicolau, Lana Távora, Leo Lopes, Renato Bontempo e Thiago Miro.
Obrigado pelo seu download e pela sua audiência, e até semana que vem!
See omnystudio.com/listener for privacy information.