Segunda-feira, 10 de abril de 2023. Eu sou Leo Lopes e está no ar o décimo episódio do Castnews, o podcast semanal de notícias para podcasters.
Aqui você ouve, toda segunda-feira pela manhã, um resumo das principais notícias sobre o mercado de podcast no Brasil e no mundo.
O perigo das fraudes publicitárias no mercado de áudio, o surgimento de anúncios criados por inteligência artificial, o potencial de publicidade nos audiobooks e um curso de podcast para criadores quilombolas estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta edição do Castnews!
Notícias
01 – No primeiro bloco desta edição, vamos trazer três notícias que foram destaque na última semana relacionadas ao crescente mercado publicitário nas mídias em áudio.
A primeira delas relata um fato novo e preocupante: a descoberta de fraudes publicitárias que já estão causando prejuízo a anunciantes.
A empresa de segurança digital DoubleVerify descobriu um esquema chamado “BeatSting”, uma suposta fraude de áudio que custou até 1 milhão de dólares por mês para anunciantes desprotegidos.
Outras empresas de segurança, como a Integral Ad Science, também estão investigando o tema. O BeatSting foi encontrado em mais de 60 aplicativos de celular, onde as impressões de anúncios são forjadas para parecer que existem mais acessos do que realmente existem. A fraude em anúncios de podcasts é menos comum do que em outros canais, mas tá se tornando mais preocupante à medida que a compra de anúncios automáticos fica mais popular.
Mas não é todo mundo que tá com esse receio, não. O executivo de marketing Grant Durando da Right Side Up declarou pra imprensa que qualquer esquema de fraude publicitária vai ser suprimido pela indústria muito rápido com ações bem simples. Vamos acompanhar.
02 – E ainda em publicidade, a gente vai falar de livros em áudio, os audiobooks. Eles estão cada vez mais populares, com um crescimento constante de receita, e agora grandes empresas como o Spotify e a Audible estão explorando a possibilidade de usá-los como veículos para propagandas. O Spotify comprou a distribuidora Findaway de livros em áudio, o que já é um indicativo desse interesse deles de testar esses anúncios, e enquanto isso, a Audible já está conduzindo testes limitados de anúncios na plataforma.
Na opinião de alguns especialistas de marketing, manter os audiobooks sem anúncios é a melhor opção, já que é mais fácil fazer as pessoas pagarem pelos audiolivros do que engajarem com uma propaganda. E você, o que acha disso? A gente quer entregar as notícias, mas também abrir espaço pro debate. Fala pra gente a sua opinião, comenta nas nossas redes sociais, marca a gente no Twitter.
03 – A plataforma de marketing Adthos anunciou um sistema que gera anúncios de áudio completos usando inteligência artificial. Os anunciantes só precisam enviar um resumo da ideia em um portal de autoatendimento (bem parecido com o das IAs que criam imagens) e o Adthos usa a tecnologia do GPT-4 da OpenAI, para gerar o roteiro, adicionar vozes, efeitos sonoros e música. O resultado é um anúncio totalmente produzido pelas máquinas e disponível pra reprodução instantânea.
O sistema ainda tá em fase de teste, mas a OpenAI já defendeu o produto e disse que ele funciona. Do jeito que as IAs estão trabalhando, talvez logo logo não seja mais eu aqui apresentando o programa. Bora ver…
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
04 – A Liveware.IO divulgou na última semana um relatório com informações sobre as principais empresas de hospedagem de podcast, com base em episódios lançados.
Esse relatório é atualizado todo mês em parceria com a Podcast Index e a Open Podcast Analytics, e diz quem é que tá na frente da “corrida” das empresas em lançamentos de podcast e captação de ouvintes.
Na última atualização, o Spotify saiu na liderança com 23% dos novos episódios lançados, seguido pelo Buzzsprout com 9%, o Spreaker com 6%, o Omni Studio com 4,8% e o Libsyn com 4,7%. A análise levou em conta quase 2 milhões de episódios publicados em março de 2023 (o que também representou um aumento de 5% em relação a fevereiro).
05 – E o Zencastr anunciou mudanças no seu plano gratuito que já entraram em vigor. As alterações incluem um limite de 2 horas de gravação de áudio e vídeo por mês, armazenamento de gravação de até 31 dias, a remoção da sincronização com Dropbox e Google Drive, e o fim do acesso ao Zencastr Classic para usuários do plano gratuito.
A empresa justificou as mudanças dizendo que elas servem pra incentivar os criadores de conteúdo a crescerem cada vez mais, e monetizar seus podcasts. Mas é claro que o Zencastr ainda oferece opções de upgrade para planos pagos, e até facilita a contratação, com um descontinho de 15% nos 3 primeiros meses. Fica a critério do podcaster continuar no plano gratuito, ou migrar para os planos mais robustos (e pagos).
06 – Agora olha que notícia legal: numa parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, a organização sem fins lucrativos Far Away Projects selecionou 30 representantes de comunidades quilombolas pra participar do programa de podcast ‘Minha Vida Quilombola’ entre abril e setembro desse ano.
O programa vai capacitar como produtores de podcast até aqueles participantes mais sem experiência, desde o planejamento e a criação de conteúdo em áudio, até a distribuição de mídia independente. O objetivo da iniciativa é dar voz a histórias e experiências quilombolas, e também promover a conscientização e respeito pela diversidade dessas vozes.
Por aqui estamos ansiosos pra ouvir as histórias que as comunidades quilombolas podem compartilhar com a gente no Minha Vida Quilombola, e também pra acompanhar o impacto positivo desse projeto.
E MAIS:
07 – O Spotify anunciou o fim do Spotify Live, serviço que foi comprado por quase 60 milhões de euros em 2021, e era concorrente do Clubhouse. O aplicativo teve várias mudanças de nome, passou por muitos testes, foi integrado no aplicativo principal do Spotify… Mas agora vai ser desativado. O Spotify ainda vai oferecer áudio ao vivo, só que de maneira limitada; em grupos de escuta no aplicativo principal.
08 – E pra abordar a onda revoltante de violência nas escolas que têm acontecido pelo Brasil no último mês, a Natuza Nery, que comanda o podcast “O Assunto” do G1, recebeu a professora universitária Telma Vinha pra conversar e analisar o por quê dessa barbárie estar acontecendo cada vez mais.
O episódio discutiu as características dos autores desse tipo de ataque a escolas, a falta de perspectiva de futuro que os criminosos têm, o adoecimento psíquico dos jovens e a cultura da violência.
É um episódio muito necessário pra aprendermos a lidar com uma realidade muito dura, especialmente se a gente quer entender a raiz dessa violência e evitar o problema. Então corre lá no G1 ou em qualquer agregador da sua preferência, e já coloca o episódio #931 dO Assunto pra ouvir na sequência.
09 – Mas mudando de assunto pra um tema mais leve, o Danny Brown do Pod Chat News escreveu um artigo sobre os 3 principais mitos da produção de podcast. Ele compartilhou alguns insights bem legais sobre a experiência dele ao longo de 14 anos na indústria, e essa é uma boa oportunidade de você aprender sobre podcasting com quem sabe do que tá falando, ao invés de cair em papo de “guru” da internet. Um dos mitos mais bobos que existem e que ainda tem gente que cai, é de que você precisa do equipamento mais caro pra fazer um podcast.Vou te dar um spoiler: isso é mentira! Esse e outros mitos você encontra no artigo completo, que a gente traduziu e postou lá no portal do Castnews.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
10 – Uma boa notícia! A nossa querida Ira Croft está de volta ao programa Aconteceu Comigo, do Mundo Freak Confidencial, após uma pausa para cuidar da saúde dela, que passou por poucas e boas. Na nova temporada, a Ira tá prometendo relatos aterrorizantes de contatos paranormais, com convidados especiais e uma atmosfera arrepiante, sentada na frente de uma lareira na companhia de sua gatinha preta Ravena. E, atendendo a pedidos dos ouvintes, o programa agora é semanal, com 2 relatos paranormais por episódio. O primeiro episódio da temporada já está disponível em todas as principais plataformas de podcast e áudio. E a gente tá muito feliz de ver a Ira de volta à ativa. Vou aproveitar, inclusive, pra mandar um abração pra ela. Ira, um grande abraço, e é bom te ver de volta.
SOBRE LANÇAMENTOS:
11 – Você quer aprender a falar inglês além do “the book is on the table”? Então vai lá e assina no seu agregador preferido o podcast “Inglês em meia hora”, apresentado e roteirizado pelo professor Luciano Cunha. O programa foi lançado dia primeiro de abril (mas não é mentira não, tá? O podcast é de verdade) e já tem dois episódios no ar. O primeiro falando do temido verbo “to be”, e o segundo falando sobre classes gramaticais. Os episódios têm cerca de 30 minutos de duração e o objetivo é ensinar inglês para os ouvintes de forma direta e simplificada.
A produção tem a mão do Vítor Soares, do podcast “História em meia hora”, e a edição fica por conta do Matheus Herédia do New MediaLAB. Um conteúdo que promete ser muito didático e muito bacana, então fica de ouvido atento e aprenda um novo idioma enquanto toma o seu little coffee or tea.
12 – E como não só de podcasts vive o nosso quadro de lançamentos, a gente também vai falar de equipamento novo. A RØDE lançou o Wireless ME, um sistema compacto de microfone sem fio com vários recursos inovadores, como o GainAssist e microfones embutidos no transmissor e receptor. O sistema oferece áudio cristalino, transmissão digital, bateria recarregável e compatibilidade com câmeras, computadores e smartphones. Além disso, ele usa algoritmos inteligentes no processador de áudio que controlam a nivelação automaticamente, evitando que o áudio do usuário seja cortado e garantindo o equilíbrio da gravação. Lá no site da RØDE o Wireless ME já tá disponível pela bagatela de 179 euros, e tem envio internacional para o Brasil.
RECOMENDAÇÕES NACIONAIS:
13 – Essa vai pra você, amante do cinema: o podcast Cinem(ação), apresentado pelo Rafael Arinelli, acabou de alcançar a marca histórica de 500 episódios, que foram publicados ao longo de 11 anos de atividades. Para comemorar o quinhentão, foi produzido um episódio especial que simula a criação de um filme do zero, com dicas incríveis de profissionais da área. Então é bom você preparar a sua pipoca, colocar os fones de ouvido e embarcar nessa oportunidade única de aprender mais sobre cinema com o Cinem(ação). O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também, é claro, no site do Cinem(ação).
E não se esqueça que você também sempre pode divulgar o seu podcast com a gente no nosso e-mail, e também trabalhos e oportunidades de podcast aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de projetos pessoais, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas toda semana na nossa newsletter.
E essas foram as notícias desta décima edição do Castnews!
Você pode ler a íntegra de todas as notícias e assinar a newsletter semanal em castnews.com.br.
Ajude o Castnews a crescer espalhando o link deste episódio em suas redes sociais e assinando o feed do podcast para receber em primeira mão os episódios assim que forem publicados.
Você pode colaborar com o Castnews mandando seu feedback e sugestões de pauta para o email podcast@castnews.com.br.
Siga também o @castnewsbr no Instagram e no Twitter e entre no canal público do Castnews no Telegram para receber notícias diariamente.
O Castnews é uma iniciativa conjunta do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Participaram da produção deste episódio Bruna Yamasaki, Eduardo Sierra, Izabella Nicolau, Lana Távora, Leo Lopes, Renato Bontempo e Thiago Miro.
Obrigado pelo seu download e pela sua audiência, e até semana que vem!
See omnystudio.com/listener for privacy information.