July 28, 2022

Tributo à Beleza

Tributo à Beleza

Estamos, desde sempre, em constante mudança no conceito do belo. E a lógica capitalista, de produção em massa, da homogeneização e massificação nos obrigou a buscar, além do belo, um padrão, até que a própria percepção do que é belo se tornasse um padrão inalcançável.

Não é à toa que em seu clássico livro, Naomi Wolf diz que, o que ela chama de "Mito da Beleza", não prescreve aparências e sim comportamentos. Porque com o crescimento da lógica neoliberal da individualidade, do esvaziamento das coletividades e da imposição do autoamor, a beleza se torna uma moeda ainda mais valiosa de marcação social que exige esforço para quem deseja possuí-la.

E esse esforço custa caro. Seja no preço pago pelo esforço físico, onde é necessário trabalhar duro e mudar todo seu estilo de vida para ter um corpo visto como padrão, no esforço necessário para custear os diversos procedimentos e intervenções estéticas necessárias para harmonizar nossa imagem ou até mesmo o esforço mental, muitas vezes extenuante, necessário para assumir e aceitar um corpo que é visto como "real" ou fora do padrão, todos nós estamos continuamente pagando um preço nessa busca.

Neste Caoscast vamos conversar sobre esse alto preço. Como os tributos à beleza presentes na nossa vida podem determinar, de maneira profunda, as formas como nos apresentamos e posicionamos no mundo e como tudo isso é reflexo e fruto de uma lógica neoliberal que nós alimentamos, mas também nos envenena.
________________________________________________________________________________

O CAOScast é uma produção exclusiva do Grupo Consumoteca.
Esse episódio teve pesquisa feita pelo nosso time de consumer insights com Marina Roale, Isadora Libório, Vitoria Provedel e Nathalia Costa
O roteiro e produção por Vanessa Vieira, edição por Wesley Xavier, identidade visual por Dinho Silva e

Participações especiais: Erick Cuzziol I Intagram: @nutricionistagordo I Twitter: @erickcuzziol

Joga Na Roda
Michel: Livro "O Que Pode Um Corpo?", organizado por Joana de Vilhena Novaes
Marina Roale: Documentário White Hot: The Rise & Fall of Abercrombie & Fitch (Netflix)
Carmela Moraes: Documentário Dancing With The Devil (Netflix)

O assunto não acabou por aqui! Nos siga nas redes sociais:
@grupoconsumoteca
@michelalcoforado

Grupo Telegram: https://t.me/+59EBuLah2slhNGMx

See omnystudio.com/listener for privacy information.