Se com o nascimento da Web 2.0 vimos um fortalecimento da lógica das plataformas, resumindo a comunicação digital e social nas redes sociais, após anos de intensificação dos processos de digitalização, uma mudança de paradigma vem surgindo, com uma nova lógica ganhando espaço na internet.
Coisas, conteúdos, notícias e todo tipo de informação agora ganham relevância enquanto transitam entre plataformas e não exclusivamente nelas.
Foi essa nova lógica que fez o Instagram, e seus 10 anos de mercado, praticamente implorar para que seus usuários parassem de postar conteúdos criados no TikTok em suas redes, por exemplo. Mas esse movimento de instigar sua comunidade a produzir e publicar apenas conteúdo "original" na própria rede, não poderia estar mais longe dessa nova lógica.
Estamos falando de uma era onde ninguém é usuário de uma só plataforma e todos fazemos e alimentamos um ecossistema de interações, onde o conteúdo é ainda mais importante que o produtor. É a era do Selo do Real, onde não existe mais apenas um canal ou linguagem que dê conta de atribuir sentido de existência e realidade às coisas.
Como o Selo do Real muda nossa relação com as coisas e a materialidade delas, em um mundo cada vez mais pautado na digitalização de tudo?
Vem descobrir, o CAOScast tá no ar!
_____________________________________________________________________________
O CAOScast é uma produção exclusiva do Grupo Consumoteca.
Esse episódio teve pesquisa feita pelo nosso time de consumer insights com Marina Roale, Nathalia Costa e Isadora Libório
O roteiro e produção por Vanessa Vieira, edição por Wesley Xavier
O assunto não acabou por aqui! Nos siga nas redes sociais:
@grupoconsumoteca
@michelalcoforado
Grupo Telegram: https://t.me/+59EBuLah2slhNGMx
See omnystudio.com/listener for privacy information.