"Estou sem tempo". Quem nunca ouviu ou apresentou essa justificativa? Trabalhar de forma extenuante e não ter tempo para nada é sinal de que você pode estar falhando em gerenciar sua equipe e seu próprio tempo. Carlos Alberto Júlio, ex-CEO da Tecnisa...
"Estou sem tempo". Quem nunca ouviu ou apresentou essa justificativa? Trabalhar de forma extenuante e não ter tempo para nada é sinal de que você pode estar falhando em gerenciar sua equipe e seu próprio tempo. Carlos Alberto Júlio, ex-CEO da Tecnisa, HSM e Polaroid e conselheiro em várias organizações, explica como você pode obter mais conquistas na sua carreira gerenciando seu tempo — e seu foco — da maneira correta.
→ Conheça o curso Como ter tempo para tudo, com Carlos Alberto Julio, exclusivo no Administradores Premium (https://adm.to/tempo).
Siga Carlos Alberto Julio nas redes sociais:
Instagram: @profcarlosjulio
LinkedIn: Carlos Alberto Julio
Conteúdo recomendado[02:24] AMAZON PREMIÉRE Assine o Premiére e tenha todos os benefícios do Prime Video somados a três telas simultâneas para assistir jogos do seu time do coração no Campeonato Brasileiro.
[03:55] NAVEGAÇÃO SEGURA Com a Surfshark VPN, você pode proteger sua privacidade online com desconto de 83%. Acesse o site (https://surfshark.deals/ADM83) e use o cupom ADM83 na hora de fechar a compra para ter acesso ao desconto e ainda ganhar três meses grátis.
Entrevista[01:29] Grupo exclusivo do Café com ADM no Telegram (adm.to/grupocafecomadm)
[05:39] Apresentação do entrevistado
[07:17] Trajetória de Carlos Alberto Julio
[09:07] "Desde a tenra idade, fui permeado por essa coisa de atender, de servir. Eu me empoderava servindo."
[09:54] "O líder é aquele que serve os outros, não o que se serve. Liderar significa servir."
[11:15] "Meu caminho natural era fazer engenharia."
[12:03] A FGV não aceitou sua matrícula. "Vou voltar para essa escola como professor"
[14:08] "Dei aula durante 7 anos no ITA, mas dizia que nunca conseguiria ter estudado lá"
[16:51] A proposta de Idalberto Chiavenato e 40 anos de sala de aula
[18:11] "Só estou inserido na nova economia porque os alunos me levaram para ela. Tive que aprender um monte de coisas que não sabia e isso veio da sala de aula"
[19:24] Trajetória como executivo e 10 anos na HSM
[19:45] "Eu estudava Drucker e ia à casa do professor Drucker. Estudava Kotler e ia buscá-lo no aeroporto, jantar com ele. Lia 'In search of excellence', do Tom Peters, e ia para Porto Alegre fazer um evento com ele lá".
[24:37] "O ambiente de uma Expomanagement não é de competição nos negócios, mas de troca de conteúdo e conhecimentos"
[25:33] O papel do "âncora" nos eventos corporativos: ligando os temas das palestras
[27:29] 40 anos de gestão de empresas + 40 anos de sala de aula + 10 anos nos palcos = comunicação e interpretação para o público
[28:41] O desenvolvimento da experiência como palestrante
[29:07] "Quantas vezes eu percebo que o colaborador não entrega porque ele não entende o que se espera dele"
[29:29] Liderança não é difícil
[30:12] Líder não é ninguém especial, é apenas alguém interessado
[31:00] "Minha definição de liderança é muito pragmática. É fazer o time entregar resultados com consistência e qualidade. É gerar valor através da equipe."
[32:13] Líderes precisam saber gerenciar o próprio ego
[34:20] "Se você tiver teu colaborador lá das 9h às 17h porque ele precisa do emprego, você tá ferrado. Você tem que ter o cara lá porque ele gosta de ir pra lá. Se tiver o corpo sem o coração e alma, não vai reter clientes."
[36:52] Como ter tempo para tudo? Dica de livro: O que não posso deixar de fazer hoje (https://amzn.to/38wxXlG)
[37:44] "Metade dos meus alunos acha que sou mentiroso"
[38:59] "Só percebi que tinha um método quando escrevi o livro. Comecei a montar esse método, sem saber que era um método, para gerenciar meu estresse. Quando enxergo a semana toda, fico menos estressado."
[40:01] A diferença entre eficiência e eficácia
[40:30] Foco, disciplina e organização: o alinhamento perfeito
[41:14] "Foco é a capacidade de dizer 'não'. É a capacidade de entregar o que precisa ser entregue"
[42:28] "Até as 8h30 eu cuido de mim. Não respondo WhatsApp nem vejo e-mail"
[44:22] Ser workaholic vale a pena?
[46:19] "Se você precisa de 10, 12, 14 horas por dia para entregar o que você se comprometeu ou o que estão te pedindo, pode ter três alternativas: um, você é péssimo líder que não sabe delegar. Dois, você tá com o time errado, você delega e o time não entrega e tudo volta para você. Três, você é uma pessoa desorganizada."
[47:00] Quando chefes 'bonzinhos' viram empregados dos seus liderados (e como evitar isso)
[50:02] Livro da semana: Mindset, a nova psicologia do sucesso, por Carol S. Dweck (https://amzn.to/3kGHvjr)
Sobre o entrevistadoCarlos Alberto Júlio é empresário, professor e escritor. Foi Presidente de empresas como Digital House Brasil, Tecnisa, HSM, Polaroid do Brasil e hoje dirige o Instituto Locomotiva. É professor honorário do IBMEC, e também dá aulas na FGV e FIA/USP. Tem formação em administração de empresas com passagens na Harvard Business School, London Business School e no IMD de Lausanne-Suiça. Acumula mais de 35 anos como presidente de empresas e 33 anos como Conselheiro de Administração, além de ser um dos mais requisitados palestrantes do Brasil nas áreas de gestão, estratégia, vendas, marketing, inovação e liderança.