Daniel Scandian (@danielscandian), CEO da MadeiraMadeira, fala sobre a trajetória da empresa ao longo dos últimos 10 anos, desde que era uma pequena operação de call center até se tornar um marketplace avaliado em mais de R$ 1 bilhão.
Conteúdo recome...
Daniel Scandian (@danielscandian), CEO da MadeiraMadeira, fala sobre a trajetória da empresa ao longo dos últimos 10 anos, desde que era uma pequena operação de call center até se tornar um marketplace avaliado em mais de R$ 1 bilhão.
Conteúdo recomendado[01:10] MINICURSO GRATUITO venda mais gastando menos. Saiba como https://adm.to/clint
[01:57] SAÚDE Turbine a imunidade do seu corpo com a Vitamina D da Addera+vitaminas. Acesse o site e garanta seu suplemento.
Entrevista[02:47] Apresentação do entrevistado: Daniel Scandian
[04:12] A história da MadeiraMadeira: automobilismo e empreendedorismo na carreira de Daniel Scandian
[06:38] Resiliência: "Eu aprendi no esporte que poderia ter um dia muito ruim na empresa, mas que o importante é estar 100% no outro dia para enfrentar os desafios. Faz parte do aprendizado."
[07:30] A empresa que nasceu do fechamento de outra
[09:22] Menos ativos, mais flexibilidade: uma nova proposta de modelo operacional
[10:23] Como diz Jeff Bezos: "price, assortment and customer experience". As dificuldades dos primeiros anos.
[12:24] Não havia escolha: era empreender ou empreender
[14:15] A diferença entre o empreendedor e o executivo
[16:14] A estruturação da MadeiraMadeira no início do e-commerce: maior desafio foi conquistar a confiança dos fornecedores
[18:15] "A gente queria fazer uma operação integrada com a indústria -- como é com a indústria automobilística, em que há várias partes integradas ao ecossistema. A gente queria fazer a mesma coisa na nossa categoria".
[18:56] A influência da Amazon no modelo de negócios da MadeiraMadeira: "conceitos parecidos com o de Sam Walton, do WalMart, mas que colocou muita tecnologia no processo para exponencializar o crescimento".
[20:20] "Para reinventar o varejo, é necessário muito esforço e alocação de infraestrutura. Os retornos só acontecem muitos anos depois."
[21:29] O momento de buscar investidores: "você fica bom quando você convive com pessoas melhores que você"
[23:44] A transição na linha de produtos: da construção para os móveis
[25:10] A virada de chave para o marketplace: mais uma vez, o sortimento faz toda a diferença
[26:49] Digital vs. Lojas físicas: o antídoto contra o "apocalipse do varejo"
[28:36] "As empresas deveriam focar na redução de custos, na otimização de processos e na digitalização dos canais de venda para proporcionar uma experiência verdadeiramente omnichannel".
[30:13] "Não é só o uso da tecnologia, é o mindset de uma empresa de alto crescimento, de experimentar mais e passar menos tempo no Excel"
[31:09] Great by choice, de Jim Collins (compre aqui: https://amzn.to/3lM4mMC): "ele fala da importância de a empresa ter um caixa robusto para enfrentar tanto oportunidades quanto desafios"
[33:54] "Tem muito empreendedor que assume dívidas e trabalha no limite dos investimentos para não se diluir. Às vezes eu prefiro me diluir um pouco mais e ter uma empresa muito mais sólida, com fôlego para trabalhar nesses momentos mais críticos, do que morrer na praia."
[34:35] O rebote das vendas na pandemia: "a gente não entendeu o que estava acontecendo"
[37:27] Princípios de gestão para você aplicar à sua empresa agora
[39:51] "Como usar a tecnologia para alavancar, potencializar os ativos já existentes no ecossistema? É nisso que a gente pensa o tempo inteiro".
[40:35] LIVRO DA SEMANA O lado difícil das situações difíceis (The hard thing about hard things), de Ben Horowitz (compre aqui: https://amzn.to/3s61GL5)
[43:46] Siga-nos no Spotify, a melhor plataforma para quem curte podcasts (https://adm.to/spotify)
Sobre o entrevistadoDaniel Scandian é CEO da MadeiraMadeira, marketplace de produtos para o lar. É apaixonado por automobilismo e já foi campeão sul-americano pela F3. Formado em engenharia de produção, atuou como Diretor Industrial da empresa familiar Novopiso durante quase sete anos, experiência que deu o start para a fundação da MadeiraMadeira. A empresa, que começou como uma operação para vender o maquinário de um negócio falido, foi apontada como o primeiro unicórnio de 2021.