Aug. 18, 2023

Cafezinho 585 - Armadilha Emocional 2

Cafezinho 585 - Armadilha Emocional 2

Assine o Café Brasil Premium em https://canalcafebrasil.com.br 

No cafezinho anterior falei da armadura emocional. A gente foca nas questões operacionais, estuda, aprende habilidades, mas esquece de desenvolver a mente, de refletir sobre nossa capacidade de manter o equilíbrio. E é exatamente a falta de reflexão sobre questões que envolvem o emocional, que nos enfraquece, nos deixa angustiados e frágeis. E abre espaço para um grande inimigo que vive, aquela voz interior que diz:

– Pare com isso, você não vai conseguir. Seu merda.

Todo mundo ouve essa voz, e o segredo está em como se preparar para enfrentá-la.

Há quem chame esses pensamentos de autossabotagem, um rótulo precioso, que deixa claro: somos nós mesmos que criamos essas barreiras que nos abalam emocionalmente e nos mantém presos no mesmo lugar, com medo de se mover. Autossabotagem é aquela força negativa interna que surge sempre que lidamos com um sonho, com uma aspiração positiva, especialmente aquelas que parecem – note que eu disse parecem – muito distantes de nossa capacidade. E não se engane, essa força é poderosa, cruel, infatigável, sempre disposta a nos impedir de desempenhar o melhor de nós mesmos. E ela está aí ó, dentro de você e se apresenta de várias formas: medo, sensação de solidão, preguiça, tendência à procrastinação, distração… Essa força nos impele a deixar pra depois, a tirar uma folguinha, a desviar o foco, a abraçar os maus hábitos.

Para combater a auto sabotagem e criar a armadura emocional é necessário tomar algumas medidas. A primeira é reconhecer que ela existe e saber que é uma criação da sua mente. Você é quem dá a ela o poder, ao ter medo dela. A saída então é esforçar-se para enxergar através do medo, a compreender que essa resistência é um fantasma e então… mergulhar de cabeça no trabalho.

Em minha palestra Meu Everest digo que “nada resiste a um passo de cada vez, pequeno, constante e sistemático”.  Um passinho…depois outro… e mais outro… nove horas depois você chega lá. Aprendi isso com o montanhismo, e para mim fez milagres. Ensinou que o primeiro atributo da armadura emocional é a paciência.

 

See omnystudio.com/listener for privacy information.