Cafezinho 579 – Não creia em seus olhos
O comercial da VW que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a IA, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar o Tom Cruise ou da da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas...
Se em meu livro Merdades e Ventiras eu já tratava sobre como ficou mais complicado não ser enganado pela mídia, isso será praticamente impossível com a IA. Nenhuma imagem, vídeo ou áudio pode ser considerada real sem uma cuidadosa avaliação. E logo mais será impossível, mesmo para técnicos, dizer o que é verdade e o que é mentira. Como vamos fazer?
Teremos de usar nossa inteligência, a capacidade de não só ENTENDER o que vemos e lemos, mas COMPREENDER. Quando você compreende, fica mais fácil perceber que Carlos Drummond de Andrade jamais escreveria aqueles versos. Abraham Lincoln jamais diria aquela frase. Cristiano Ronaldo jamais faria aquele gesto. O Papa jamais usaria aquela roupa.
Para ficar no cinema: No filme "Matrix", se você entende a trama básica em que os humanos estão presos em uma realidade simulada e conseguem escapar para lutar contra as máquinas, então você entende o filme. Porém, se você compreende as metáforas e os questionamentos filosóficos abordados no filme, como a natureza da realidade e a busca pela liberdade, e consegue relacioná-los a questões do mundo real, então você está compreendendo o filme.
Em "O Poderoso Chefão", se você entende a história de uma família de mafiosos e acompanha os eventos do enredo, então você entende o filme. Mas se você compreende as complexidades dos personagens, suas motivações e as nuances do poder e da lealdade retratadas, e consegue refletir sobre as temáticas morais e sociais abordadas no filme, então você está compreendendo o filme.
“Compreender” vai além de apenas acompanhar a história ou os eventos de um filme. Ler um texto ou apreciar uma imagem. Compreender envolve a capacidade de interpretar simbolismos, refletir sobre temáticas mais profundas e extrair significados mais amplos.
Sacou? Você não poderá mais confiar em seus olhos e ouvidos. Quem vai mandar será sua capacidade cognitiva. Que depende de uma mente sadia. Por isso é bom escolher com ainda mais cuidado qual tipo de alimento você anda dando para ela.
See omnystudio.com/listener for privacy information.