Dec. 16, 2022

Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair...

Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair...

Link para o curso: https://bit.ly/acima-da-midia

Link para o livro: https://merdadeseventiras.com.br 

 

Cafezinho 549 – Dispensar, distorcer, distrair...

Ben Nimmo, membro do Laboratório de Pesquisa Forense Digital (DFRLab) do Atlantic Council no Reino Unido. Ele estuda desinformação online e operações de influência, com foco particular em operações multiplataforma. Ele é Ex-jornalista e assessor de imprensa da OTAN. Começou sua carreira analítica desenvolvendo o modelo 4D para prever a desinformação.

Bem explica que quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais, batizando-as de "Abordagem 4D": descartar, distorcer, distrair e desanimar. Segundo o pesquisador, dispensar significa minar o oponente, maculando sua honra. Distorcer implica interpretar erroneamente os fatos e colocá-los fora de contexto, ou, ainda, produzir uma versão parcial ou totalmente falsa da realidade, sendo sua forma extrema a "reescrita da história". Distrair é desviar a atenção do público das atividades do adversário e concentrá-la nas atividades do oponente. Desanimar diz respeito a assustar o público-alvo com advertências verbais ou imagens e vídeos perturbadores.

Ben Nimmo descreve seu modelo 4D de previsão de desinformação:

Dispensar:  se você não gosta do que seus críticos dizem, insulte-os. A pessoa diz: não ouça o fulano porque... E coloca ali uma ofensa. É um aproveitador, é um maluco, é um desonesto, é um... E aqui cabem as hashtags construídas pacientemente: #bolsonarista, #genocida, etc. É a primeira e mais fácil técnica usada, a mais fácil: insule.

Distorcer:  se você não gosta dos fatos, distorça-os, crie seus próprios fatos.

Distraia:  se você for acusado de algo, acuse outra pessoa da mesma coisa. Se a conversa estiver desconfortável, focando em algo que seja desconfortável, mude de assunto. Acuse a pessoa da mesma coisa, de modo que ela passe a defender e fuja do assunto principal.

Desânimo:  diz respeito a assustar o público-alvo com advertências verbais ou imagens e vídeos tão perturbadores que elas nem pensem em agir contra seus interesses.

Dispensar, Distorcer, Distrair e Desanimar. Isso é familiar a você?

Continuo a reflexão neste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=NLN7s69mU8M

See omnystudio.com/listener for privacy information.