Viktor Frankl, um psiquiatra que sobreviveu ao holocausto, escreveu um livro precioso chamado EM BUSCA DE SENTIDO. Frankl disse que a criação de um sentido na vida é força primária de motivação do ser humano e que as pessoas desejam encontrar um sentido em sua existência. Elas têm a habilidade de encontrar esse sentido mesmo durante tempos de grande sofrimento. Encontrar um sentido ajuda a reduzir o sofrimento.
De acordo com Frankl, as pessoas criam o sentido de várias formas:
- Pelas atitudes que escolhem nos momentos de desafios ou até mesmo risco de vida
- Pela habilidade de se conectar com a vida através da arte, do humor, da natureza, do amor e dos relacionamentos
- Pelo engajamento com a vida através do trabalho, hobbies e outras atividades e, finalmente,
- Pela compreensão de seu passado, presente e legado futuro.
Viktor Frankl criou a Logoterapia, um sistema teórico e prático de psicologia, que se concentra no sentido da existência humana e na busca da pessoa por este sentido. Para a Logoterapia, a busca de sentido na vida é a principal força motivadora no ser humano. E você pode perceber o sentido da vida e bem-estar espiritual se tiver ciência das atitudes que escolhe, da habilidade de se conectar com a vida e do legado que viveu e que quer criar no futuro.
E esse talvez seja o ponto crucial. Ao ser pego pela perspectiva da morte antes da hora, quantas pessoas podem dizer que, se não estão prontas – e eu acho que ninguém está – ao menos têm consciência de que deram o máximo de si? Que construíram uma obra que deixa um legado para as pessoas que amam?
Essa é a preocupação que verdadeiramente importa.
https://www.youtube.com/watch?v=0kickExmKNg
Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Torne-se um assinante do Café Brasil e nos ajude a continuar produzindo conteúdo gratuito que auxilia milhares de pessoas a refinar seu processo de julgamento e tomada de decisão. Acesse http://mundocafebrasil.com
See omnystudio.com/listener for privacy information.