Cafezinho 518 – A bênção da ignorância
Para baixar gratuitamente o Podsumário Antifrágil: canalcafebrasil.com.br/antifragil
Me lembrei de uma história que uso em meu curso Produtividade Antifrágil, que trata das Acácias, uma espécie de árvore que existe na África, muito apreciada pelas girafas, que se alimentam de suas folhas e brotos. Essas árvores estavam ameaçadas e os cientistas, para protege-las, decidiram cercar uma grande área, impedindo que os animais se aproximassem delas. Com o tempo, as árvores protegidas começaram a apresentar doenças e a serem atacadas por insetos.
Um estudo mostrou que um tipo de formiga muito agressivo vivia naquelas árvores, alimentando-se de sua seiva. Quando as girafas comiam as folhas e ramos, a árvore produzia a seiva naturalmente, como uma espécie de sangramento que curava os ferimentos causados pelas girafas. Com alimento abundante, as formigas se reproduziam e defendiam as árvores de outros tipos de insetos. O nome disso é mutualismo.
Sem as girafas, as árvores não sangravam mais e as formigas ficaram sem alimento. Foram embora, expondo as árvores ao ataque de todo tipo de inseto. Os cientistas, achando que estavam protegendo as árvores ao evitar as agressões das girafas, na verdade as enfraqueceram ao quebrar um equilíbrio natural. Não é fascinante?
É assim que a ciência funciona: diante do desconhecido, não há certezas absolutas, apenas hipóteses. Por isso, quando ativistas de sofá, youtubers histéricos, políticos espertos ou técnicos oportunistas aparecerem diante de você dizendo que sabem como as coisas funcionam, lembre-se das Acácias.
Sistemas complexos são complexos demais para serem controlados de fora. Por vezes nos sentimos tentados a pensar que temos alguma fórmula mágica capaz de manipular esses sistemas, mas descobrimos consistentemente que estamos errados, por vezes com resultados catastróficos. Interferir em sistemas complexos de cima para baixo tentando retirar deles as aleatoriedades, os torna frágeis.
Vou continuar a reflexão neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=PRR8LTKtNn8
Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Torne-se um assinante do Café Brasil e nos ajude a continuar produzindo conteúdo gratuito que auxilia milhares de pessoas a refinar seu processo de julgamento e tomada de decisão. Acesse http://mundocafebrasil.com
See omnystudio.com/listener for privacy information.