Jan. 17, 2022

Cafezinho 456 – Humildade na liderança

Cafezinho 456 – Humildade na liderança

CONHEÇA A VEROO CAFÉS: http://veroo.cafe/cafebrasil Ouvintes do Café Brasil têm 15% de desconto nos primeiros 3 meses de assinatura. Basta acessar o link e aplicar o cupom CAFEBRASIL

O principal bordão do coach e influencer Pablo Marçal, que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, é “Vá cuidar da sua vida”. Ele é um dos coaches que usa um estilo macho alfa para vender seus cursos que prometem mudar a sua vida em dez lições. Nem que seja na porrada. Promete uma imersão em inteligência emocional, reprogramação neurolinguística, ativação de identidade, desbloqueio cerebral, clarificação de propósito, finanças pessoais e muito mais.

Ok. Cada um no seu quadrado e tenho certeza que muita gente encontra orientação em suas palavras, como sempre acontece com esses gurus. Para todo sapato, sempre tem um pé.

Acontece que, como parte de um de seus cursos, convenientemente chamado de “O pior ano de sua vida”, ele decidiu guiar um grupo de cerca de 67 alunos para subir o Pico do Marins, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. O Marins tem 2.420 metros de altura, não é uma montanha difícil de ser conquistada. Mas é uma montanha.

Sem experiência em montanhismo, mesmo em condições climáticas desfavoráveis, Pablo subiu a montanha. Diversos alunos, vendo que a coisa podia ficar feia, desistiram no caminho. Mas 28 deles continuaram a subida, convencidos pela pregação messiânica do coach. O resultado é que o corpo de bombeiros teve de intervir para resgatar o grupo, depois que os ventos de mais de 100km/h rasgaram barracas e a chuva molhou os equipamentos.

Bem, eu aprendi algumas coisas sobre montanhas. E não vou me ater às questões técnicas aqui. Quero ir na praia do coach: liderança.

Quem faz a liderança é o contexto. E o líder de verdade sabe reconhecer os momentos em que precisa sair do palco para dar lugar a alguém mais qualificado para liderar. Em minha experiência no Everest, o guia que segui provavelmente não sabia ler nem escrever. E eu era o Diretor de Marketing da multinacional, cheio de estudo. Mas na montanha, o líder era ele, e eu sabia que só isso me traria de volta.

Quando você mistura ignorância com arrogância, pitadas de messianismo, e joga no contexto da montanha, o resultado mais provável é que você vai morrer.

Quem faz a liderança é o contexto. E montanha não é palco para arrogância. Muito menos pra palestra motivacional.

 

No Youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=WAWOV9mr43A

 

Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Acesse http://mundocafebrasil.com

See omnystudio.com/listener for privacy information.