Cafezinho 291 – Indignite
Fui contratado para palestrar num grande evento. Faltando três dias me avisam que o tempo combinado para a palestra, 90 minutos, seria reduzido para 30 minutos. Liguei para saber o que aconteceu e conversei com uma menina de 25 anos, assistente de alguma coisa, mais preocupada com o buffet do que com a palestra. Tentei argumentar que o tempo era insuficiente para o tema escolhido e logo percebi que não adiantava. Aliás, não tinha nem para quem reclamar! Inconformado, comentei com um amigo a minha indignação:
- Pô, vão gastar uma bala de dinheiro entre cachê, transporte aéreo, hospedagem e alimentação para eu falar 30 minutos? Não me conformo!
E meu amigo:
- Estão pagando bem? Então vai, faz e fica quieto!
Chegou o dia do evento. Desorganizado, atrasado, com meia dúzia de pessoas no auditório... Os promotores se preocuparam mais com o buffet e a decoração milionária do que em encher o auditório de gente. Jogaram dinheiro fora. Não perdi a chance de comentar com os outros dois palestrantes do evento e o que você acha que ouvi?
- Tão pagando bem! Faz o seu e fica quieto!
Eu havia deixado de fora da palestra conteúdos importantes, estava preocupado com o ritmo, com o humor. Queria entregar 120% do que foi contratado. Os outros dois palestrantes? Nem aí... O cliente pagou, tá tudo certo.
Olha, vira e mexe essa situação se repete. Não consigo ligar o botão do dane-se e não expressar minha indignação com o desperdício de recursos, a falta de competência, a perda de tempo. Eu não estou naquele evento só por eles, mas por mim! E por mais que a avaliação seja excelente, que o cliente fique satisfeito, não engulo o sapo. Sou acometido por um surto de indignite aguda. Mas parece que eu sou exceção. Os três com os quais falei disseram o mesmo: se o cliente paga, faça o seu e fica quieto!
Olha, eu até faço, sabe? Mas sofro antes, durante e depois.
De mim o cliente só comprou a palestra. A consciência, não.
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br
Versão do Youtube você encontra em bit.ly/lucianonoyoutube
See omnystudio.com/listener for privacy information.