Tente argumentar racionalmente contra as decisões de fechamento da economia e você será rotulado como assassino desalmado, que só pensa em dinheiro à custa da morte. Tente levantar uma discussão sobre o achatamento da curva e você é imediatamente chamado de negacionista, terraplanista ou outro ista. Veja o embate estúpido em torno da cloroquina. O vírus, e seu combate, foram politizados e muitas decisões têm sido tomadas exclusivamente por interesses políticos.
Esse contexto conflituoso alimenta a ideia de que o país está polarizado. Não está.
A grande polarização aconteceu não entre os cidadãos comuns, que continuam moderados, mas na indústria da crise: legisladores, ativistas políticos, jornalistas, lobistas e acadêmicos que se digladiam em torno de políticas públicas. E do dinheiro público. São eles que se isolam em extremos opostos do espectro político, fazendo muito barulho e tentando carregar o resto do país consigo. Todos consideram-se o supra sumo da moderação, enquanto os do “outro lado” são extremistas perigosos.
É a presença dessa turma na vitrine que aumenta o antagonismo e o clima de confronto, criando a sensação de falsa polarização, que é imputada às mídias sociais, o que não é verdade.
O conflito nas mídias sociais é apenas sintoma da doença das velhas mídias de massa, dos velhos políticos e do restante da indústria da crise. São eles que constantemente espalham o pânico e demonizam quem não concordar com suas soluções para a crise mais recente.
Assistir a essa rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.Não vai.
E enquanto você desvia dos tapas, cuspidas e ofensas, tem muita gente, especialmente políticos, barões da comunicação e investidores – sempre a elite - lucrando com essa polarização de araque.
Pare de dar audiência a eles.
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br
Versão do Youtube você encontra em bit.ly/lucianonoyoutube
See omnystudio.com/listener for privacy information.