O escritor Nassim Nicholas Taleb escreveu em seu livro A Lógica do Cisne Negro, que eventos de baixa probabilidade e alto impacto, têm mais chance de acontecer do que os nossos modelos conseguem medir. Uma pandemia em escala global, por exemplo.
Nassim lançou um outro livro chamado “Arriscando a Própria Pele”, no qual desenvolve o conceito do “skin in the game”, que grosseiramente quer dizer: dar a cara a tapa, entrar no jogo, arriscar-se, experimentar aquilo que você comenta. Com a experiência você ganha autoridade para criticar.
Esse termo, skin in the game, me veio à cabeça ao ver o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta falar das decisões que estão tomando para combater a pandemia. Como equilibrar as decisões sanitárias com as econômicas, hein? Quais as consequências de cada escolha? É muito fácil, no conforto de meu sofá, elogiar ou criticar o ministro, o skin que está no game das decisões de Estado não é o meu, é o dele... Eu posso achar o que quiser, mas a responsabilidade das decisões é dele e de sua equipe.
Decisões éticas estão sendo tomadas neste momento, com implicações de vida e morte. Não é fácil fazer as escolhas que definirão o futuro de milhões de brasileiros.
Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game. Quem tem certeza que sua escolha é a certa, não entendeu nada do jogo.
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br
Versão do Youtube você encontra em bit.ly/lucianonoyoutube
See omnystudio.com/listener for privacy information.