Num cafezinho anterior, perguntei quem garante que seu influenciador não é apenas um idiota experiente? E falei do mentor. Mas o que é um mentor?
No ano 1190 a.C., para recuperar Helena, raptada pelo príncipe Páris, os gregos mantiveram Troia sob cerco por dez anos e depois a saquearam e destruíram.
Com isso insultaram Poseidon, o deus dos mares, que protegia Troia, e desde então a desgraça abateu-se sobre muitos gregos.
Ulisses, responsável pelo cavalo de madeira recheado de soldados que os troianos levaram para dentro das muralhas da cidade, levou a pior: foi condenado a vagar pelos mares sem jamais voltar a ver sua esposa e seu filho.
Mas Ulisses havia tomado cuidados. Ao partir para a guerra confiou seu filho, Telêmaco e sua esposa, Penélope a um velho e sábio amigo chamado Mentor.
Mentor foi uma importante figura na vida de Telêmaco quando decisões práticas ou escolhas críticas tinham de ser feitas.
Veio daí o termo mentor, que designa uma espécie de educador.
E sobre educadores, Rubem Alves disse:
“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: ´Veja!´ e ao falar, aponta.
O aluno olha e vê o que nunca viu. O seu mundo se expande.
Ele fica mais rico, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria, que é a razão pela qual vivemos.
Vivemos para ter alegria. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca havíamos visto.”
Esse influenciador, digital ou não, que você segue aí, ele faz isso?
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br
See omnystudio.com/listener for privacy information.