Dec. 6, 2019

Cafezinho 235 – Pedrinha no Lago

Cafezinho 235 – Pedrinha no Lago

Cafezinho 235 – Pedrinhas no lago

César Zama, um médico, político e escritor brasileiro de quem você nunca ouviu falar, durante a elaboração da primeira constituição republicana em 1890, defendeu o voto universal.

Ele queria que as mulheres pudessem participar da política.

Ouviu um monte de gente dizendo que nada ia mudar, mas se manteve na luta. Aos poucos, outros abnegados foram aderindo e um dia, em 1933, 23 anos depois da sua morte, as mulheres ganharam o direito de votar.

Tudo começou lá atrás, com a ação individual de um não cético que lançou uma pedrinha no lago: ploc!

Cada um de nós cria, geralmente sem ter consciência, círculos concêntricos de influência que podem afetar outras pessoas por anos ou até gerações.

Nosso impacto e influência sobre uma pessoa pode ser passado para outras, da mesma forma que as ondas formadas por uma pedra atirada num lago vão crescendo, crescendo, perdendo a força até desaparecer.

São os mais ativos que convencem os menos ativos, quase sempre num trabalho de formiguinha, jogando pedrinha após pedrinha no lago.

Ploc! Ploc! Ploc!

Você que está de saco cheio com as pessoas que pregam a não ação ou se dedicam a não deixar fazer, filtre seu círculo de relacionamento.

Procure gente que valoriza o pensamento, que puxa para cima, que foca no que realmente importa.

E vá jogando muitas pedrinhas no lago.

Desistir só é opção para os fracos.

Os fortes são mais chatos, insistem, escolhem o menos ruim agora para escolher outro menos ruim depois, e outro menos ruim em seguida, num processo de depuração que um dia chegará ao bom.

E jamais param de jogar pedrinhas no lago.

Ploc!

Pronto. Joguei mais uma.

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br

See omnystudio.com/listener for privacy information.