A Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico a OCDE, foi fundada em 1961, e reúne países com elevados índices de desenvolvimento humano e econômico. O colegiado, formado por 36 membros, tem como objetivo coordenar políticas econômicas entre eles.
Os diálogos para admissão do Brasil começaram em dezembro de 2017, com a formalização do pedido durante o Global Forum on Competition em Paris. Em março de 2018 O Brasil recebeu sinal positivo e começou a se preparar para preencher os requisitos. Em média os países levam de dois a três anos para passar pelo processo e se tornarem membros, e é preciso ter aprovação de todos os outros membros da organização.
Durante esse período, os candidatos precisam ajustar sua legislação de acordo com as regras. O Brasil já tinha adotado em março cerca de 30% dos instrumentos necessários para ingressar no bloco. A sequência e velocidade com que cada país é aceito segue uma ordem de avaliação por um conselho, baseado num processo estruturado. Além do Brasil, estão na fila Argentina, Romênia, Croácia, Hungria e Bulgária.
Em março, o presidente Donald Trump anunciou que ajudaria o Brasil a ingressar no bloco, para atrair mais investimentos e se colocar entre os países mais desenvolvidos do mundo.
A agência Bloomberg teve acesso a uma carta de 28 de agosto na qual Mike Pompeo, Secretário de Estado americano apoiou pedido da Argentina e Romênia. A Bloomberg reportou o caso assim:
"O governo dos EUA se recusou a endossar a tentativa do Brasil de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, marcando uma reviravolta após meses de apoio público por parte das principais autoridades norte-americanas. (...) Os EUA apoiam a ampliação comedida da OCDE e um eventual convite para o Brasil, mas estão trabalhando primeiro para as entradas da Argentina e Romênia, tendo em vista os esforços de reforma econômica e o compromisso com o livre mercado desses países, disse uma autoridade sênior dos EUA”.
Pronto. E o que é que a maioria da imprensa está gritando para você?
Que o Brasil foi recusado.
Para essa gente, o Brasil não pode dar certo.
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br
See omnystudio.com/listener for privacy information.