No meio caipira, Comitiva é o termo utilizado para designar um time de peões responsáveis pelo transporte de boiadas entre um lugar e outro.
O maior movimento das comitivas passou a ser em direção à cidade paulista de Barretos, a partir do ano de 1.913, quando se instalou ali o primeiro frigorífico do Brasil. A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foi criada no ano de 1.956, inspirada nas comitivas e na figura do peão de boiadeiro.
Dos personagens do campo, dentre os quais os roceiros, os peões de fazenda, os domadores, os carreiros, os pirangueiros, e outros, o peão de boiadeiro era o que chamava mais a atenção por levar uma vida repleta de aventuras, sempre viajando grandes distâncias tocando as boiadas sobre a sua montaria.
Por isso que as mais belas modas de viola, verdadeiras jóias do nosso cancioneiro caipira (campeiro), têm como tema o peão de boiadeiro. E a prosa de hoje será em torno desse universo das comitivas de boiadeiros, suas tradições, aventuras e modas de viola.
Agradecimentos Especiais
Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todas as Comitivas de Transporte de Boiada, em especial à Comitiva Boi Soberando, na pessoa de seu comissário, o Senhor Aguinaldo José de Góes, por manter viva a história e a tradição de nossa cultura caipira.
COMITIVA BOI SOBERANO - recordando o transporte elegante das boiadas - revivendo os costumes dos nossos antepassados - valorizando as manifestações culturais do homem do campo (moda de viola, dança do catira, Folia de Reis e festa de São João)
Para saber mais sobre a história das comitivas paulistas de transporte de boiada da primeira metade do século XX, acesse: www.comitivaboisoberano.com.br | Fabebook
Produção e Apresentação: Luiz Borges
Críticas, elogios, sugestões para: contato@cachacaprosaeviola.com.br
Faça parte do nosso grupo de ouvintes do Telegram
Siga nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube
Gostou do Cachaça, Prosa & Viola?
Se você gostou deste podcast, acesse o perfil do Cachaça, Prosa & Viola no Apple Podcasts ou no seu agregador favorito e faça uma avaliação. Com isso, você nos ajuda a crescer e alcançar mais pessoas.
Quer apoiar financeiramente a produção do podcast? Faça como o Marcel Rates e o Waldiney André da Silva, que se tornaram padrinhos do Cachaça, Prosa & Viola.
Pra se tornar padrinho ou madrinha, é só acessar o site padrim.com/cpvpodcast e escolher um valor que caiba no seu orçamento mensal. A partir de R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos) por mês você já pode apoiar! É muito mais barato que uma dose de cachaça no Botecão do Assis.
Você também pode apoiar a produção do podcast, adquirindo os produtos oficiais na nossa Lojinha.
Este podcast faz parte da Rede Agrocast. A primeira e maior rede de podcasts agro da podosfera brasileira. Conheça todos eles no site redeagrocast.com.br
A loja Eu Amo Cachaça é parceira do podcast Cachaça, Prosa e Viola. Para saber mais acesse: euamocachaca.com.br.
Seja um apoiador!: https://apoia.se/cpvpodcast
See omnystudio.com/listener for privacy information.