Leopoldo Feldens, em seu livro “O Homem, A Agricultura e a História” descreve suas Esperanças e Certezas de Mudança, dizendo:
“ O homem moderno tem um patrimônio enorme de informações, acumulado durante milhares de anos, desde os empíricos mitos até a moderna nanotecnologia e a parceria da Inteligência Artificial do mundo digital....
... Impossível que o homem de hoje, que alcançou um grau altíssimo de conhecimentos técnicos, não tenha consciência de que a economia do mundo depende fundamentalmente das riquezas naturais que devem ser preservadas e que estas podem ser substituídas por tecnologias de alto padrão que vão desde o uso limitado do solo até a Nanociência e a Nanotecnologia - estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, já em desenvolvimento em nossos laboratórios e Universidades.
Diante deste quadro, quase surreal, podemos vislumbrar a liberação por parte dos humanos da dependência total da natureza, podendo operar em espaços menores e mais artificiais na produção de alimentos, sem prejudicar sua qualidade.
Não precisamos mais abrir novas fronteiras agrícolas, destruindo o resto da Amazônia, do Cerrado, do Pampa e outros biomas com valores incalculáveis. É um passo enorme que os humanos darão para preservar seus valiosos recursos naturais, dos quais ainda dependem muito para sua sobrevivência.
Hoje já temos a robótica nas máquinas plantadeiras, nas colheitadeiras, nos tratores, na seleção de espécies, na genética agrícola e em quase todas as áreas da agropecuária.
Hoje vejo tratores – arados de ontem – dirigidos por computadores, “drones” informando o sucesso do plantio, prevendo o surgimento de pragas ou fornecendo previsão – exata - de safra.
Falta de chuva é problema pequeno; temos, além da previsão do tempo, modernas máquinas de “chuva artificial” - a irrigação - em regiões inteiras.
É a tecnologia a serviço do homem.
Preserve a natureza que tem funções importantes na vida dos seres vivos do planeta terra. Essa é, certamente, uma das mais importantes revoluções da humanidade.”
Gaúcho atuante e participante deste período de grande desenvolvimento do setor agropecuário, conversaremos com Alceu Becker, técnico formado na ETA de Viamão, RS, graduado em engenharia agronômica na UF de Santa Maria, RS e hoje residindo em Ponta Grossa, PR, compartilhará conosco sua caminhada, seus amigos e suas reflexões próprias de um verdadeiro pioneiro do agronegócio brasileiro.
https://linktr.ee/academiadoagro
± https://podfollow.com/academia-do-agro
²Para assinar e ouvir o podcast:
Spotify: https://spoti.fi/33WG1dw
Deezer: https://bit.ly/2VOuubA
Apple: https://apple.co/3oyQzax
Google: https://bit.ly/3lWvpS7
Amazon: https://bit.ly/34xCWRe
YouTube: https://bit.ly/3mZop7p
VParticipe da Academia: https://t.me/ADA_AcademiaDoAgro
Links Citados no Episódio
https://www.sindruralpg.com.br/podcast-rural
https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/246/pdf_246.pdf
Interaja com ALCEU BECKER
Celular / Whatsapp: 042 9 8822-7558
Email: alceubecker@hotmail.com
Interaja com a ACADEMIA DO AGRO
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/waldir.franzini
Instagram:- www.instagram.com/academiadoagro
Twitter: @academiadoagro
Telegram: @academiadoagro
Facebook: /academiadoagro
Celular-Whatsapp: 062 9 9700 7049
E-mail: waldir.franzini@academiadoagro.net.br
ACOMPANHE A REDE AGROCAST
https://www.redeagrocast.com.br/
Somos da Agrocast. A primeira rede de podcasts do agronegócio brasileiro e tem o objetivo de aumentar o consumo da mídia pelo setor, bem como estimular a criação de novos podcasts do agro.
Rede Agrocast: @redeagrocast
Academia do Agro: @academiadoagro
Agro Resenha: @agroresenha
Bendito Agro: @benditoagro
Bug Bites: @bugbitespodcast
Cachaça, Prosa & Viola :@cpvpodcast
Esalqast: @esalqast
Mundo Agro Podcast: @mundoagropodcast
Notícias do Front: @noticias_do_front
Papo Agro: @papoagropodcast
Rumen Cast: @rumencast
Apoio:
Alba Incorporadora Ltda.
Ficha Técnica:
Produção: Waldir Franzini
Edição/masterização - A Fabrica de Podcast - https://www.afabricadepodcast.com.br/
Musica: CC BY - CC BY SA
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
Se você tem alguma sugestão de pauta, reclamação ou dúvida envie um e-mail para contato@academiadoagro.net.br | waldir.franzini@gmail.com | Whatsapp: 062 99700-7049
See omnystudio.com/listener for privacy information.