Nov. 17, 2020

Agroindústria - Elo do Meio Rural com a Economia de Mercado!

Agroindústria - Elo do Meio Rural com a Economia de Mercado!

A agroindústria tem participação de aproximadamente 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado.

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias primas provenientes de vários outros segmentos como a agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.

O grau de transformação dessas matéias primas tem muita variação em função da atividade fim das empresas agroindustriais.

Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento de cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.

A Agroindústria é a parte do agronegócio onde se realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos.

Tais como os frigoríficos, a indústria de enlatados, de laticínios, a indústria de couro, os biocombustíveis, da produção têxtil, grãos entre muitos outros.

Então podemos dizer que a Agroindústria, trata-se da agregação de valor aos produtos provenientes desses segmentos citados anteriormente.

Nessa transformação se agrega um fator importante que é a durabilidade e fácil disponibilidade do produto de uma época para outra, especialmente aqueles que são mais perecíveis.

Nossa conversa hoje é com Evaristo Lira Barauna, Sócio Diretor e atualmente membro do Conselho de Administração do Grupo Cereal.

Matogrossense de nascimento e goiano de coração, é um empresário de referência neste segmento agroindustrial, que há 38 anos fundou o Grupo Cereal.

O Grupo Cereal é um complexo agroindustrial diversificado e dinâmico que atua nos segmentos de insumos agrícolas (barter), armazenagem de grãos, esmagamento de soja (produção de farelo e óleo degomado), desativação de soja, nutrição animal (rações, proteinados, sais minerais e ureados), exportação (trade), transportadora e produção de Biodiesel.

Presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, a matriz do Grupo é situada em Rio Verde, cidade considerada a capital do agronegócio do estado de Goiás.

Vamos juntos conhecer um pouco da história empreendedora de Evaristo Baraúna, seus negócios e de sua bela trajetória pessoal e profissional!.

PERFIL DO ENTREVISTADO

EVARISTO LIRA BARAÚNA

Empresário agroindustrial | Fundador & Conselho de Administração Grupo Cereal , Rio Verde/GO

É casado com Selma Jajah Barauna, com quem teve 3 filhos: Ricardo Jajah Barauna, administrador de empresas, Adriano Jajah Barauna, engenheiro mecânico e Evaristo Jajah Barauna, administrador de empresas.

Evaristo Barauna é membro do Rotary Club de RioVerde, desde1978, e da loja maçônica Estrella Rio Verdense, desde1988, tendo já conquistado o grau 33°, de maior destaque dentro da Maçonaria.

É sócio de várias órgãos.e cooperativas: Sindicato Rural de Rio Verde; Comigo; e Associação Comercial e Industrial de Rio Verde, da qual já foi presidente. É conselheiro da Federação do Comércio do Estado de Goiás e do SESC. Foi curador do Universidade de Rio Verde.

Atuou como responsável pela vinda do SENAC à RioVerde e já foi agraciado como título de cidadão rio-verdense, oferecido pela Câmara de Rio Verde .

No campo profissional, escolheu, de inicio, a carreira de técnico em contabilidade e, um ano depois de concluir o curso, tornou-se funcionário público federal na Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem), em Caiapônia (GO).

Em1971, assumiu a gerência de empresa e, um ano após, tornou-se sócio de um famoso escritório de contabilidade, o Orbac. Em seguida, Evaristo foi contratado como contador de uma Cooperativa Agrícola em Caiapônia, entrando de vez para o mercado agropecuário.

Em 1977, foi convidado a trabalhar na Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).

Em1980, tornou-se gerente de uma bolsa de mercadoria da Cibrazem, fundada em Rio Verde para atender o Estado de Goiás.

Em 1981 deixou a Cibrazem e construiu a própria empresa, a Cereal Comércio Exportação e Representação Agropecuária Ltda.que inicialmente atuava como corretora de cereais, insumos agricolas e representação de sacaria.

A empresa ganhou credibilidade no mercado e, em1990, começou a atuar no ramo de Armazéns Gerais, passando a atender produtores, o Banco do Brasil e também o Governo Federal.

Em1994, veio a primeira fábrica de desativação de soja da empresa, trazendo para região novos empregos e aumentando a arrecadação de impostos.

Reconhecimento como Armazém Ouro pela Banco do Brasil e Armazém com Qualidade Total, pelo Ministério da Agricultura, em 2001, o grupo Cereal investiu em uma fábrica de ração pata gado de corte e de leite, equinos, suínos e aves.

Em 2003, veio a terceira indústria: uma fábrica de esmagamento de soja, cuja capacidade inicial era de 90 mil toneladas/ano ,após sua ampliação, produz 800 mil ton/ano. a empresa, atualmente, emprega mais de 600 funcionários diretos e mais 600 outros colaboradores que, representam cerca de 1.200 familias, e é reconhecida como uma corporação que valoriza seus colaboradores, oferecendo uma das melhores remunerações do sudoeste goiano.

Investe em meio ambiente, com um programade reflorestamento de eucaliptos, cuja finalidade é fornecer energia para a' caldeira da indústria de esmagamento de soja.

Na área social, apoia projetos que valorizamo programade menor aprendiz, menor infrator e inclusão de pessoas com necessidades especiais.

O Grupo Cereal, empresa sólida e genuinamente rio-verdense, está no mercado há 38 anos e atua nos segmentos de insumos agrícolas (barter), armazenagem de grãos, esmagamento de soja (produção de farelo e óleo degomado), desativação de soja, nutrição animal (rações, proteinados, sais minerais e ureados), exportação (trade), transportadora e produção de Biodiesel. Essas atividades tornam a empresa um complexo agroindustrial diversificado e dinâmico, que oferece ao homem do campo segurança e comodidade, atendendo-o em todas as suas necessidades.

Presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, a matriz do Grupo é situada em Rio Verde, cidade considerada a capital do agronegócio do estado de Goiás.

O Grupo Cereal valoriza os talentos humanos, oferecendo salários compatíveis com o mercado, benefícios diversos, programas de retenção de pessoas, além de trabalhar fortemente o endomarketing, cujo objetivo é estimular o Orgulho de Ser Cereal.

Os colaboradores recebem treinamentos contínuos e são capacitados para operarem as indústrias do Grupo, que têm alto padrão de qualidade. A empresa é certificada pelo MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por meio de várias instruções normativas. O Grupo Cereal é auditado pelo sistema GMP+ e Kosher, que confere certificação ao Farelo de Soja com padrão elevado de qualidade e dedicado a negociações internacionais.

O Grupo Cereal se prepara para o futuro, com ações de responsabilidade socioambiental. Além disso, utiliza como modelo de gestão, a Governança Corporativa, formada por um conselho de administração que integra profissionais experientes de mercado e agrega conhecimento e formação aos executivos da empresa. - http://www.grupocereal.com.br

Links Citados no Episódio

https://tecnologianocampo.com.br/agroindustria/

https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria

https://www.manutencaoemfoco.com.br/agroindustria/

https://diariodocomercio.com.br/exclusivo/desafios-para-o-agronegocio-em-2020

http://www.grupocereal.com.br

http://agroindustrianews.blogspot.com/2010/06/definicao-de-agroindustria.html

https://www.totvs.com/blog/gestao-agricola/o-que-e-agroindustria/

https://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm

https://saba.al.go.leg.br/v1/

Interaja com a ENTREVISTADO

LinkedIn: www.linkedin.com/in/evaristobarauna-a1931553

Celular/Whatsapp: 064 9 9264 8815

Interaja com a ACADEMIA DO AGRO

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/waldir.franzini

Instagram:- www.instagram.com/academiadoagro

Twitter: @academiadoagro

Telegram: @academiadoagro

Facebook: /academiadoagro

Celular-Whatsapp: 062 9 9700 7049

E-mail: waldir.franzini@academiadoagro.net.br

ACOMPANHE A REDE AGROCAST

https://www.redeagrocast.com.br/

Somos da Agrocast. A primeira rede de podcasts do agronegócio brasileiro e tem o objetivo de aumentar o consumo da mídia pelo setor, bem como estimular a criação de novos podcasts do agro.

Rede Agrocast: @redeagrocast

Academia do Agro: @academiadoagro

Agro Resenha: @agroresenha

Bendito Agro: @benditoagro

Bug Bites: @bugbitespodcast

Cachaça, Prosa & Viola :@cpvpodcast

Esalqast: @esalqast

Mundo Agro Podcast: @mundoagropodcast

Notícias do Front: @noticias_do_front

Papo Agro: @papoagropodcast

Rumen Cast: @rumencast

Apoio:

W. Franzini - Gestão do Agronegócio ME

Ficha Técnica:

Produção: Waldir Franzini

Edição/masterização - A Fabrica de Podcast - https://www.afabricadepodcast.com.br/

Musica: CC BY - CC BY SA

http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/

Se você tem alguma sugestão de pauta, reclamação ou dúvida envie um e-mail para contato@academiadoagro.net.br | waldir.franzini@gmail.com | Whatsapp: 062 99700-7049

See omnystudio.com/listener for privacy information.